Menu
Busca terça, 18 de agosto de 2026
Geral

Nova Escola Superior de Advocacia será inaugurada este ano

14 julho 2012 - 08h26 Por OAB/ MS

Com cronograma de entrega previsto para novembro deste ano, a nova sede da ESA/MS (Escola Superior de Advocacia) é a primeira grande obra realizada pela OAB/MS desde a inauguração de sua própria sede, em outubro de 2000.

"É o primeiro anexo desde a inauguração da sede da OAB, e um sonho realizado para os membros da ESA", comemorou o advogado Gustavo Passarelli, presidente da ESA/MS, que confirmou a entrega da obra para outubro ou novembro de 2012.

Segundo Passarelli, a nova sede da ESA/MS é fruto de muito esforço e dedicação."Foi um processo difícil, quando assumimos a administração da Escola Superior de Advocacia, em janeiro de 2010, já existia um projeto de construção de oito anos antes, ou seja, é uma conquista que levou pelo menos dez anos", explicou. "Tenho que lembrar a atuação do presidente Leonardo (Avelino Duarte, presidente da OAB/MS), que foi importantíssima. Ele que atuou diretamente com o Conselho Federal da OAB, que 'bateu pesado', que brigou para viabilizar a construção da obra".

A nova sede da ESA/MS vai contar com quatro salas de aula, biblioteca, uma sala para advogados e a diretoria. Também segundo o engenheiro responsável pelo trabalho, Sérgio Tannous, a sede deve ser entregue até novembro de 2012.

"O local atual da sede da ESA/MS não comporta mais as nossas necessidades. Temos cursos todos os dias, e vivemos constantemente alugando de dois a três lugares para realizá-los. Com essa nova sede, vamos economizar muito", comentou Passarelli.

Para o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, a obra é uma grande conquista para a advocacia. "É fundamental para os advogados, e uma obra com importância muito forte para todos os operadores do direito", afirmou.

A obra da nova sede da OAB/MS é fundamentada, também, na transparência das contas. "Tudo o que é comprado ou contratado para a obra passa por um processo de pesquisa de preços, quando são realizados, no mínimo, três orçamentos, e escolhido o com preço e condições melhores", explicou André Luis Xavier, Diretor Tesoureiro da OAB/MS. Uma Comissão, formada por membros da diretoria da OAB/MS e da própria ESA/MS, é responsável por analisar semanalmente as condições da obra, e o que necessita ser realizado. Toda terça-feira o grupo se reúne para analisar orçamentos e dar continuidade aos trabalhos.

Além disso, a transparência na realização da obra é confirmada com as contas publicadas via online, e arquivadas na contabilidade da Seccional, e ficam à disposição de qualquer advogado para análise. Nesta semana, a obra foi visitada pelo desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Newton de Lucca, que elogiou o andamento da construção. A obra também foi destacada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, em 13 de junho deste ano.

A construção da nova sede, no terreno ao lado da OAB/MS, na Avenida Mato Grosso 4.700 - Carandá Bosque, teve início no dia 16 de janeiro deste ano. O objetivo é criar uma nova estrutura física, onde advogados possam se aprimorar através de cursos, palestras, seminários e conferências.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: