Menu
Busca segunda, 17 de agosto de 2026
Geral

I Seminário de Saúde Estadual no Sistema Prisional acontece na próxima semana

14 novembro 2012 - 16h30 Por Mariana Anjos / Com Informações Notícias MS

O governo do Estado promove o I Seminário Estadual de Saúde no Sistema Prisional de Mato Grosso do Sul nos dias 19 e 20 de novembro. A solenidade de abertura acontece nesta segunda-feira (19), no Hotel Grand Park, na avenida Afonso Pena, às 8h.

O seminário vai reunir representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Diretoria de Atenção a Saúde/SES, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Diretoria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen) e representantes do Ministério da Justiça, da Vara de Execução Penal, do Ministério Público Estadual, do Conselho Penitenciário Estadual, do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems).   

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, Mato Grosso do Sul já desenvolve ações para o atendimento de saúde do homem encarcerado. “Através deste seminário vamos proporcionar maior qualificação das ações que já vem sendo desenvolvidas envolvendo o Estado, os 17 municípios já pactuados e o Ministério da Justiça”, explica Maria de Lourdes.
 
As ações desenvolvidas através do Plano Estadual de Assistência a Saúde do Homem Encarcerado de Mato Grosso do Sul já estão em andamento nas unidades prisionais no Estado e têm sido referência para outras unidades da federação. Será feita uma avaliação e no final será elaborado um documento para servir de base de metas já alcançadas, a serem atingidas e implantação futuras no sistema prisional na área de saúde.
 
Durante os dois dias eles irão discutir as ações primárias a saúde no sistema prisional de Mato Grosso do Sul. O seminário contará ainda com mesas redondas que irão abordar temas como: Avaliação e Situação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário no Brasil e em Mato Grosso do Sul, Estratégias para a Gestão da Saúde no Sistema Penitenciário, Articulações Estratégicas e Operacionais entre o Sistema Único de Saúde estadual, municipais e sistema prisional e ainda a Utilização dos Recursos Financeiros do Incentivo de Custeio.
 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: