MS Repórter - Resumidamente conta para nós sua história profissional.
Júlio Cesar - Eu sempre quis ser advogado, considero a advocacia a mais linda das profissões. Muito cedo aprendi a amar essa carreira que acredito ser de grande importância para a sociedade. Assim me formei em 1989, na então FUCMAT hoje UCDB e iniciei imediatamente minha carreira.
Sou um advogado atuante há 23 anos, sempre vivi da advocacia e me empenhei para me aprimorar. Fiz pós-graduação e mestrado em Direito Processual Civil na PUC/SP e iniciei um doutorado, ainda inconcluso. Lecionei por mais de 10 anos na UCDB e me fascina o magistério. Quando comecei a atuar na ESA (Escola Superior da Advocacia) percebi que poderia auxiliar o conjunto da advocacia atuando diretamente junto a Ordem e assim me liguei a OAB até chegar a ser vice-presidente e postular o cargo de presidente da entidade.
MS Repórter - Sobre sua profissão. Qual a principal postura que todo advogado deve ter e demonstrar?
Júlio Cesar - Sem dúvida, o que todos esperam de um advogado é ética profissional, coragem e capacidade técnica. Trabalhar com afinco, de forma honrada e sempre ética são princípios fundamentais para um bom profissional. Além disso, o advogado precisa estar sempre se capacitando e aprimorando seus conhecimentos.
MS Repórter - Qual a função do Órgão (OAB)? Como é o trabalho desenvolvido?
Júlio Cesar - A Ordem dos Advogados do Brasil tem suas funções definidas no Estatuto da entidade, que divide o campo de atuação em duas grandes áreas. Primeiro, cabe à Ordem defender a Constituição, o Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Igualmente, no campo corporativo, é função da Instituição promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados.
MS Repórter - Por que quer ser presidente da OAB MS?
Júlio Cesar - Sempre digo que não sou candidato de mim mesmo. Antes, quero representar toda a advocacia sul-mato-grossense, juntamente com os mais de 400 advogados que compõe nossa chapa. E faço isto por acreditar que podemos contribuir muito mais para o fortalecimento da advocacia e do Estado Democrático de Direito.
MS Repórter - Qual a principal meta que pretende colocar em pratica, caso seja eleito?
Júlio Cesar - Cada vez mais os advogados e a sociedade precisam da presença marcante da Ordem dos Advogados do Brasil, por isto, vamos manter a independência da OAB e aprofundar as lutas contra a corrupção e em na defesa das prerrogativas dos advogados, além de manter um diálogo permanente com o poder judiciário para garantir o pleno exercício da profissão e o acesso amplo do cidadão à Justiça.
MS Repórter - Quais os desafios que acha que vai enfrentar à frente do Órgão?
Júlio Cesar - Vivemos em uma época de mudanças. A justiça passa por um processo de virtualização nacional. Existe um projeto de novo Código de Processo Civil que já está em fase conclusiva de tramitação no Congresso Nacional. Estão em pleno vigor às recentes leis de transparência e acesso à informação que ainda precisam ser corretamente aplicadas, e o Supremo acaba de julgar um caso emblemático de corrupção, o Mensalão, que trará, esperamos, uma profunda evolução na luta pela moralidade pública.
Estamos preparados para estes desafios. Iremos ampliar a atuação da Escola Superior de Advocacia, criar a comissão permanente de combate à corrupção, e atuar incansavelmente para que todos os advogados tenham acesso ao processo digital e para que este não se torne empecilho ao acesso à Justiça.
MS Repórter - Muitas discussões, inclusive impulsionada pelo Órgão, debatem sobre a segurança de MS. O que pretende fazer com relação a esta questão?
Júlio Cesar - O problema da segurança não é só do MS. Todo o Brasil está virando refém das facções criminosas, propagando o medo e a insegurança. É preciso que o Poder Executivo mude a postura em relação ao combate ao crime, investindo mais e adequadamente em suas polícias, aprimorando, sobretudo, o serviço de inteligência e das corregedorias, além de reestruturar o sistema penitenciário. Para que isto ocorra, a sociedade precisa se mobilizar e se posicionar com firmeza, exigindo ações efetivas de nossos governantes. Isto, certamente, nós iremos continuar fazendo.
MS Repórter - Com relação à prova de admissão da OAB. Em sua opinião deve permanecer ou ser cancelada e todo advogado poder exercer a profissão “apenas” com a conclusão da graduação?
Júlio Cesar - O Exame de Ordem nunca foi tão necessário. O ensino jurídico no País está cada vez mais deficitário, sobretudo com a mercantilização dos cursos de Direito. Formam-se cada vez mais bacharéis, ainda que às custas do sacrifício da qualidade de ensino. E, diante da relevância social da nossa profissão é indispensável que o bacharel seja examinado. É preciso, contudo, fazer com que o Exame de Ordem tenha como efetivo escopo atestar o conhecimento mínimo do bacharel, passando de largo de um instrumento que sirva a uma idéia odiosa de reserva de mercado, e isto o Presidente Leonardo Duarte está fazendo muito bem à frente da Comissão Nacional de Exame de Ordem.
MS Repórter - Sobre as eleições, qual o tempo de presidência? Como é definida a escolha dos candidatos, das chapas e equipes de trabalho? E quem pode votar?
Júlio Cesar - O mandato é de três anos que se iniciará no dia primeiro de janeiro de 2013. Em nossa chapa, buscamos a maior representatividade possível da advocacia, sendo 32 membros efetivos do Conselho Seccional, com igual número de suplentes, além do Tribunal de Ética e Disciplina, diretoria da ESA e Caixa de Assistência. Por fim, são montadas as comissões que são fundamentais para a gestão efetiva da OAB.
MS Repórter - Para finalizar qual a expectativa para as eleições do próximo dia 20?
Júlio Cesar - Chegamos à reta final da nossa campanha com a certeza de que os advogados sul-mato-grossenses compreenderam a necessidade de uma Ordem independente, que não sirva aos interesses de partidos políticos, do poder Judiciário, Executivo ou Legislativo. Acreditamos que a nossa independência, coragem e experiência servirão de esteio para que todos os advogados depositem em nossa chapa o seu voto de confiança. Por isto estamos confiantes na vitória e conscientes dos compromissos que assumimos. Muito Obrigado!
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Divulgação Assessoria