O governador André Puccinelli assinou nessa segunda-feira (14) o abaixo assinado que visa colher nacionalmente 1,5 milhão de assinaturas para a campanha Reaja Brasil que propõe leis mais severas, além de aumentar a pena dos crimes cometidos contra servidores da segurança pública em todo o país. Puccinelli participou do lançamento da campanha Reaja MS que pretende colher cerca de 150 mil assinaturas em todo o Estado para serem incluídas na campanha nacional e ser levada como proposta de emenda à Constituição Federal.
O Estado é a primeira unidade da federação a lançar uma campanha própria visando a integridade dos agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e agentes do Sistema Penitenciário no exercício de suas funções e familiares que por ventura possam correr perigo em decorrência da função do agente.
As assinaturas vão integrar a campanha da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Reaja MS, que foi lançada e somada à campanha pelo fim da impunidade, encabeçada pelos pais dos jovens Breno e Leonardo, vítimas de latrocínio no Estado. “As duas campanhas caminham juntas, pois cada uma das emendas deve reunir acima de 1,5 milhão de assinaturas. Pela prioridade da segurança pública, solicitada pela própria população e implantada desde o início da nossa gestão, contratamos 2.667 policiais em diversas categorias, compramos mais armamento, coletes a prova de bala, mais munições, realizamos mais cursos de capacitação do efetivo e propiciamos mais inteligência operacional para detectar os crimes. É muito melhor prevenir do que ter vidas ceifadas”, contabilizou André.
A Polícia Militar vai disponibilizar fichas aos policiais da Capital e do Interior para coleta das assinaturas. A expectativa é superar a meta inicial de 150 mil assinaturas. As unidades da PM terão o compromisso de coletas de assinaturas para a campanha Reaja MS e para a campanha pelo Fim da Impunidade. “Vamos empenhar todo o nosso esforço para colheita de assinaturas para as duas campanhas. Sem distinção de policial ou cidadão, é uma campanha da sociedade e pedimos que o cidadão participe da mudança deste capítulo da nossa sociedade”, finalizou o comandante da Polícia Militar no Estado.
O principal foco é a transformação em hediondo dos crimes de homicídio e lesão corporal, tentados ou consumados, praticados contra que atuam no segmento da segurança pública. A intenção é que a progressão do regime ocorra apenas após o cumprimento de 3/5 no mínimo ou 4/5 da pena.