Como não houve consenso, ao menos até o presente momento, os prefeitos de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (PR), e de Anastácio, Douglas Figueiredo (PSDB), devem se enfrentar na disputa pela presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
A eleição para a escolha da nova diretoria ocorrerá na próxima terça-feira (22) das 8h às 17h, no plenário da entidade. O prazo para inscrição das chapas se expira no dia 21, um dia antes do pleito.
Dois pré-candidatos desistiram de seus projetos políticos, já que os prefeitos de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PMDB), e de Dourados, Murilo Zauith (PSB), abriram mão da disputa.
Apesar do interesse mútuo dos dois candidatos em suceder o presidente Jocelito Krug (PMDB), que entregará o comando da entidade no próximo dia 31, o clima é de tranquilidade, uma vez que Waldeli e Douglas têm um bom relacionamento.
Eles, inclusive, trocaram cumprimentos durante encontro entre o governador André Puccinelli (PMDB) e os prefeitos, ocorrido na sexta-feira (18) no Golden Class, em Campo Grande.
O desejo do presidente Jocelito Krug é por um entendimento que resulte na composição de uma chapa de consenso que contemple todos os partidos na diretoria , mas até o momento nenhum dos dois postulantes ao cargo sinalizou em recuar visando a unidade.
Se Waldeli vencer o pleito será a segunda vez que ele presidirá a Assomasul, embora administrou a entidade por um curto período de tempo, três meses, em substituição ao prefeito Eraldo Jorge Leite, à época filiado ao PR, que se descompatibilizou do cargo para concorrer à reeleição em seu município.
Anastácio pode chegar ao comando da Assomasul pela terceira vez em caso de vitória de Douglas Figueiredo, uma vez que o município já elegeu Cláudio Valério da Silva (1986-1986), falecido, e Nildo Alves de Albres (1997-1999).
Além da presidência, compõem a diretoria da Assomasul os seguintes cargos: 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Secretário-Geral, 1º Secretário-Geral, 2º Secretário-Geral, Tesoureiro Geral, 1° Tesoureiro, Dir. Relações Públicas, Dir. Assuntos Municipalistas, Diretor de Patrimônio, Diretor de Saúde, Diretor de Cultura, Diretor Esportivo, incluindo três membros do Conselho Fiscal e seus suplentes.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Chico Ribeiro