Menu
Busca segunda, 17 de agosto de 2026
Geral

Unidades periciais da fronteira recebem novos equipamentos

6 março 2013 - 13h29 Por Lucas Junot

Novos equipamentos que garantirão mais agilidade confiabilidade ao trabalho pericial das Unidades Regionais de Perícia e Identificação dos municípios de Corumbá, Dourados e Ponta Porã foram entregues esta semana. Os equipamentos foram adquiridos por convênio com o Ministério da Justiça e integram a primeira etapa de recursos destinados a Mato Grosso do Sul na área da perícia, da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

De acordo com o coordenador-geral de Perícias, Nelson Fermino Júnior, cada unidade receberá um aparelho de Vídeo Comparador Espectral (VSC) utilizado em análise de documentos e de exames grafotécnicos, e um kit de Identificação Veicular que tem a capacidade de reconhecer adulterações.

Conforme Fermino, o primeiro equipamento - o VSC - utiliza uma faixa do espectro da luz não visível a olho nú, tais como infravermelho e ultravioleta, revelando elementos de segurança nos diversos tipos de documentos, inclusive passaporte. "Já na área de grafismo, será possível verificar adulterações em documentos, como em casos que estelionatários adulteram valores de cheques, por exemplo", detalhou o coordenador.

Com relação ao Kit Veicular, o perito explicou que o equipamento possui ferramentas que revelam numerações adulteradas de chassi de veículos,  por meio de polimento eletroquímico, cordão de soldas e campos magnéticos de alta intensidade.

A utilização dessa nova tecnologia será imediata e trará muitos avanços, garantiu Nelson Fermino. “Estas novas tecnologias representam uma evolução técnico cientifica, e resultarão  em maior agilidade e qualidade técnica aos procedimentos  periciais” , concluiu.

Capacitação

Os profissionais que atuam nessas localidades estão em Campo Grande e realizam desde terça-feira (5), na Escola de Saúde Pública Dr Jorge David Nasser, o treinamento teórico e prático para a operacionalização das novas ferramentas. A capacitação será concluída hoje.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: