Após ocupar a presidência do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) por três anos, o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, passou a presidência do colegiado para o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco (PE), Wilson Salles Damazio. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu durante a 49ª reunião ordinária do colegiado, realizada nos dias 9 e 10 de abril no Rio de Janeiro.
Ao deixar a presidência, o secretário de Mato Grosso do Sul agradeceu a todos os secretários pelo apoio recebido durante os três mandatos em que esteve à frente do colegiado, especialmente pelos resultados obtidos nas Câmaras Temáticas, implementadas em sua gestão.
Ao dar boas-vindas ao novo presidente, Wantuir Jacini ressaltou a importância do processo eleitoral no âmbito do Consesp ter maioria absoluta, externando a certeza de que o secretário de Pernambuco contribuirá para o engrandecimento do Colégio. “Damazio é um grande conhecedor da segurança pública, atuou em diversos Estados e o Consesp só tem a ganhar tendo como presidente um profissional da sua experiência”, concluiu.
Gestão
Wantuir Jacini, assumiu a presidência em 2010, para complemento de mandato do titular anterior. Em março de 2011 foi eleito presidente do Consesp para o biênio 2011/2012 e foi reconduzido ao cargo para o biênio 2012/2013. Uma das ações mais relevantes de sua gestão foi a dinâmica de trabalho por meio de Câmaras Temáticas, cada uma composta por seis secretários de Estado.
Segundo Jacini, trabalhar por meio das câmaras aprofundou estudos de temas estaduais e nacionais relevantes para a segurança pública e as conclusões dos trabalhos, por meio de relatórios, foram enviadas ao Ministério da Justiça, Ministério do Planejamento, Ministério das Comunicações, Câmara e Senado Federal, favorecendo a definição de soluções.
Jacini encerrou sua gestão deixando o Consesp com nove câmaras temáticas instituídas, sendo elas Financiamento da Segurança Pública; Projeto Fronteiras; Tecnologia da Informação; Assuntos Legislativos; Política de Integração Nacional; Roubos e Furto a Bancos, Violência no trânsito, Metodologia de aferição e desempenho da Segurança Pública, além da câmara específica para monitorar o desenvolvimento das demais câmaras.
Outra ação importante destacada pelo ex-presidente, foi a apresentação do relatório das ações da Câmara Temática de Legislação, entregue ao Senado Federal em 2012. O documento, segundo o secretário, apresentou um resumo dos projetos de lei em tramitação no Congresso, destacando aqueles considerados mais relevantes para a área da segurança pública, apontando sugestões de soluções e definindo ações prioritárias para os Estados.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Divulgação