Em comparação ao último concurso realizado para o cargo em Mato Grosso do Sul, o aumento na procura, até agora, é de quase 300%. Em 2009 foram realizadas 563 inscrições que concorreram a dez vagas. O salário é de R$ 20.848,86 e há reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e índios.
Segundo a chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete, Ana Carolina Ali Garcia, a expectativa é que aumente a procura nesta última semana de inscrições. “Muita gente deixa para a última hora e tivemos período de recesso, férias, o que pode contribuir para uma demanda maior nesta semana”, diz.
Para o presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Aprems), Fábio Jun Capucho, por conta da crescente demanda pelo serviço dos procuradores, o aumento no quadro é bem-vindo. “Estamos defasados em quase 20% em relação ao quadro de procuradores, o que inviabiliza algumas políticas que julgamos importantes, como a implantação de coordenadorias-jurídicas em órgãos chaves do Estado, além de sobrecarregar os procuradores em atividade, tanto em Campo Grande quanto nas cidades em que temos regionais, muitas delas geridas por apenas um procurador. Esperamos minimizar estes problemas com os novos procuradores a serem aprovados”, afirma.
Entre os requisitos para concorrer ao cargo de procurador estão a obrigatoriedade de inscrição do candidato na Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB/MS) e que tenha, na data de pedido da inscrição, pelo menos dois anos de prática profissional. As inscrições devem ser feitas no site: www.concurso.ms.gov.br até às 17h (horário de MS) de 31 de janeiro. A taxa é de R$ 147, 20. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
O concurso contará com quatro etapas, a prova preambular (objetiva), as provas escritas (teóricas e práticas), a prova oral e a de títulos. A prova objetiva, que é eliminatória, será realizada em Campo Grande no dia 16 de março. Em Mato do Grosso do Sul a carreira de Procurador do Estado é disciplinada pela Lei complementar estadual 95, de 26 de dezembro de 2001.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS