Em apenas 12 dias de adesão ao novo sistema de vagas especiais disponibilizado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) houve um aumento de 1200% no índice de procura por idosos, o crescimento de 11% dos cartões solicitados por pessoas deficientes, além disso, 15 pessoas com mobilidade reduzida temporariamente também foram contempladas.
A demanda por cartões expandiu após o convênio que a Agetran firmou com MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) para fiscalização dentro dos estacionamentos dos estabelecimentos privados e viabilizou um novo sistema, ampliando os postos de atendimento. Com isso, os interessados, a partir dos 60 anos completos, ou com algum tipo de deficiência ou baixa mobilidade (temporária), podem adquirir o cartão na sede da Agetran, na CAC (Central de Atendimento ao Cidadão) e nos postos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
A credencial garante o direito a estacionar nas vagas exclusivas, já que o condutor que não apresentar em seu veículo o cartão de vagas para idoso ou deficiente ao estacionar em uma vaga especial estará sujeito à remoção do veículo, multa e perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Para comprovar o aumento desse benefício, o sistema revelou que do dia 15 de julho até o dia 27 deste mês, foram registradas as seguintes solicitações: idosos (922), deficientes (79), mobilidade reduzida (15). No mesmo intervalo de tempo do ano de 2014 foram computados: idosos (71) e deficientes (9).
As expectativas são positivas visto que no decorrer do ano passado foram disponibilizados 2363 cartões para idosos e 253 para deficientes em Campo Grande. Portanto, a tendência é de superação até o final deste ano, garantindo o direito dos idosos e deficientes, conforme previsto na legislação de trânsito.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Divulgação/Agetran