Menu
Busca terça, 25 de junho de 2024

"Bombeiros do Amanhã" com inscrições até dia 6

31 janeiro 2012 - 16h29

O projeto socioeducativo “Bombeiros do Amanhã” está com inscrições abertas para pré-matrícula até o dia 6 de fevereiro. Em 2012 serão 35 vagas destinadas para jovens entre 12 e 16 anos de idade.


Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros e responsável pelo projeto, Airton Medeiros, nessa etapa de inscrições não é necessário apresentar nenhum documento. “Os pais ou responsáveis dos candidatos só precisam vir até aqui para preencher a ficha de inscrição e passar por uma breve entrevista, onde deverão informar a renda familiar e o número de pessoas que moram com o adolescente”.


Concluído a etapa de pré-matrícula, o perfil de cada candidato será avaliado e só então e preparada a lista para divulgação com os nomes dos classificados. Das 35 vagas ofertadas, cinco são para mulheres e 25 para homens. As outras cinco são para fila de espera.


Após a seletiva é feita uma reunião com os pais para informar sobre a próxima fase - estágio probatório, etapa com duas semanas de duração em que é avaliado o desempenho dos jovens. “A seletiva é feita com cuidado, tanto que além do estágio também são feitas visitas domiciliares para checar se as informações dadas nas entrevistas são compatíveis com a realidade. A ideia é compor um grupo interessado e que necessite de nosso trabalho”, explica o sargento Airton Medeiros.


Os trabalhos com os adolescentes são realizados de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. Nesse horário os jovens participam de atividades de instruções de combate a incêndio, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, aulas de educação física, natação, artes e informática.


O contato com a música também é garantido uma vez por semana, por meio da ação voluntária de integrantes da Banda do Corpo de Bombeiros. Durante a permanência do aluno no projeto, nos dias de atividade, eles recebem alimentação - café da manhã e almoço.


Os adolescentes que passam pelo “Bombeiros do Amanhã” também têm a função de multiplicadores na sociedade. Como é o caso de Messias Willimar que com apenas 16 anos de idade já sabe o que é salvar uma vida. “Estava dentro do ônibus e a moça tava tendo começo de infarto. Então eu liguei para o socorro e ele me auxiliou até chegar a ambulância”, relembra o garoto.


Fundação


Criado no ano de 1993, o "Bombeiros do Amanhã" nasceu de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros do Estado e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). O projeto é sediado na Capital. Jardim, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba e Rio Verde são outros municípios do Estado contemplados. A estimativa é que desde a fundação já tenham passado cerca de três mil jovens pelo projeto.


As atividades acontecem no Parque Tarsila do Amaral, na Rua Santo Augusto s/n, Bairro Vida Nova, em Campo Grande. Mais informações e a orientação sobre a documentação necessária para fazer a inscrição podem ser obtidas através do telefone (67) 3314-8319.


Helton Verão/Com informações do Governo do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lei: Semana de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita é instituída em MS
Semana começa com Funtrab oferecendo 4,4 mil vagas de emprego em todo o Mato Grosso do Sul
Em projeto para "60+" apoiado pelo Governo de MS,
Bombeiros combatem incêndios florestais perto da Estrada Parque e em Porto Murtinho