Menu
Busca sexta, 24 de maio de 2024

Fábrica é executada por não pagar insalubridade e periculosidade

05 agosto 2014 - 22h30Por Mariana Rodrigues/Informações MPT

 A fábrica de alimentos em conserva Refricon Mercantil Ltda, localizada na zona rural de Bataguassu, está sendo executada por descumprir termo de ajuste de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Três Lagoas.  

A empresa firmou o Termo de Ajuste de Conduta nº 391/2012 em maio de 2012, assumindo diversas obrigações, dentre as quais, a de elaborar laudo técnico para caracterização de insalubridade e periculosidade. Após a celebração do TAC, o MPT verificou a existência de sentenças da Vara do Trabalho de Bataguassu que informaram o não pagamento do adicional de insalubridade. 

Conforme constou no laudo de insalubridade, elaborado somente em janeiro de 2014, após a comprovação do descumprimento do TAC desde 2012, em alguns setores as condições ambientais ultrapassam os limites de tolerância para produtos químicos utilizados no processo e os limites de tolerância de pressão sonora para uma jornada diária de oito horas, caracterizando estes setores como insalubres.

Na execução, o MPT pede que a empresa pague o adicional de periculosidade a todos os empregados que laboravam nas instalações e manutenção do sistema elétrico e o adicional de insalubridade, desde maio de 2012, com todos os reflexos a todos os empregados que laboram nessas atividades insalubres ou perigosas. 

O valor das multas é de aproximadamente R$ 40 mil e deverá ser revertido, preferencialmente, a instituições ou programas sem fins lucrativos, com objetivos filantrópicos ou de desenvolvimento e melhoria das condições de trabalho ou ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)