A aplicação da Prova Brasil começou no dia 7 de novembro e segue até o dia 11 de novembro de 2011. O município de Sidrolândia é considerado Pólo e designado para realizar as provas em Dois Irmãos do Buriti e Terenos.
Sidrolândia é responsável por 04 escolas, com 12 aplicações, em Dois Irmãos do Buriti são 07 escolas, com 21 aplicações; em Terenos são 26 escolas, com 88 aplicações, 13 aplicadores e uma coordenadora de município em Sidrolândia.
A Avaliação Nacional da Educação Básica produz resultados do desempenho dos alunos de Sidrolândia em Língua Portuguesa e Matemática matriculados no 5°ano, 9° ano do Ensino Fundamental e 3° série do ensino Médio, possibilitando a comparação de resultados entre os diversos anos de aplicação, o que permite a promoção de estudos que investiguem a equidade e a eficiência dos Sistemas e Redes de Ensino que relacionem o desempenho dos alunos aos fatores a eles associados.
Os objetivos gerais da Prova Brasil são: fornecer informações sobre o desempenho médio dos estudantes, de forma que cada Unidade Escolar receba o resultado global da avaliação; melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação Brasileira; fornecer informações para o poder público definir ações voltadas para superação de problemas identificados; oferecer apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das Redes de Ensino e redução das desigualdades.
A quantidade de alunos a ser atendida na Rede Estadual é de 449; na Efasidro 14 alunos e na Rede Municipal é de 1.147 alunos sendo 15 escolas contempladas na Rede Municipal , Estadual e Privada em Sidrolândia.
A Prova Brasil
A partir da implantação em 1990, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de Políticas Públicas em Educação.
No ano de 2005, o sistema de avaliação foi reestruturado e reorganizado em dois processos de avaliação: a Avaliação Nacional da educação Básica com caráter amostral do Saeb e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, com foco na unidade Escolar de Ensino Fundamental público.
Em 2007 os resultados dessas avaliações passaram a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica o Ideb, juntamente com os indicadores de fluxo escolar produzidos pelo Censo Escolar.
Adriana Queiroz/Fonte: Sidrolândia News
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS