Menu
Busca terça, 01 de setembro de 2026
Interior

Nesta quinta-feira começa a programação de São João em Corumbá

20 junho 2012 - 13h12 Por Mariana Anjos e Ana Paula Duarte / Com informações Diárionline

Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal divulgou a programação oficial do Arraial do Banho de São João. As atividades começam nesta quinta-feira (21), com a abertura da exposição de telas "São João do Pantanal" de artistas locais, às 19h30, no Museu da História do Pantanal (MUHPAN).

A festa junina oficial de Corumbá tem dois eixos: o arraial (barracas, decoração, shows musicais) e o banho.

Segundo Sandro Assef, o superintendente de Turismo de Corumbá, todos os elementos que compõem o Banho de São João foram preservados: o cururu, o siriri, a elevação do mastro, a descida dos andores, a decoração da ladeira, a queima de fogos, bem como a contribuição para os festeiros como uma forma de salvaguarda do patrimônio. O que reduziu em si foi o arraial, o banho foi preservado.

No dia 23, véspera do dia dedicado ao santo, a programação é mais intensa, começando às 19 horas, com a largada simbólica do 1º Enduro do Pantanal. Às 20 horas, inicia-se a concentração para a descida o andor oficial da cidade, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque. Às 22 horas, na ferradura do Porto Geral, haverá a seresta especial de São João que animará a população que aguarda as descidas dos andores que se intensificam por volta das 23 horas na ladeira Cunha e Cruz. A comemoração encerra no dia 24 com o Pôr do Som de São João.

 

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: