Uma audiência pública marcada para às 19h do dia 4 de julho deste ano, na Câmara de Vereadores, vai discutir o transporte coletivo urbano de Dourados. A data foi definida em conjunto entre o prefeito Murilo, os vereadores e dezenas de estudantes universitários, durante reunião na tarde desta sexta-feira, na Câmara.
Murilo e o presidente da Câmara Idenor Machado passaram quatro horas reunidos com os estudantes, que ocuparam as galerias da Câmara para cobrar uma definição sobre o transporte coletivo.
A pauta da audiência pública tem três pontos principais. O primeiro é a redução do valor da passagem, atualmente em R$ 2,50, sendo que os universitários têm direito ao meio-passe e pagam tarifa de R$ 1,25.
O segundo tema será a discussão sobre a adoção do passe-livre, proposta feita pelos manifestantes, e o terceiro a municipalização do transporte coletivo. Durante a audiência também serão apresentados documentos contábeis da empresa Medianeira e o contrato assinado pela prefeitura com a empresa de engenharia e urbanismo para fazer estudos sobre o novo modelo de transporte coletivo urbano.
Também ficou definido na reunião que ficará suspensa até o dia 4 de julho a segunda votação do projeto de lei que prorroga por até 12 meses a concessão da Medianeira. O prefeito explicou aos estudantes que a prorrogação é necessária para garantir a continuidade do serviço até que o novo modelo de transporte seja definido e a prefeitura faça a nova concorrência pública para contratar a empresa que vai explorar o transporte coletivo urbano.
O prefeito destacou a importância da mobilização dos estudantes em busca de melhorias no transporte coletivo e disse que sempre estará à disposição para conversar com os movimentos. “Dourados tem 22 mil universitários e é ótimo que vocês estejam interagindo com a sociedade, participando da vida da cidade. Sempre terei diálogo com vocês e com todos os segmentos da sociedade”.
Murilo disse que vai trabalhar para atender as reivindicações, mas é preciso responsabilidade. “Vou chegar ao limite da responsabilidade como prefeito para atender as reivindicações dos estudantes. Também defendo o passe-livre, também quero transporte coletivo ‘padrão Fifa’, mas é preciso saber de onde vão sair os recursos para garantir esse benefício”, afirmou Murilo.
Ele informou aos estudantes que a empresa pediu reajuste da tarifa em fevereiro deste ano, quando ainda não se falava nas manifestações nacionais pela redução do valor do transporte público, mas o aumento foi vetado pelo prefeito.
Ao final da reunião foram assinados dois documentos entre o prefeito, o presidente da Câmara e representantes dos universitários, estabelecendo o compromisso da realização da audiência pública e da pauta do evento de 4 de julho.
“Mais uma vez demonstramos que nossa administração não foge dos problemas e viemos até aqui na Câmara para conversar com os estudantes. Já tínhamos recebido um grupo de universitários na prefeitura, na quarta-feira, e hoje estou aqui, para ouvi-los e atendê-los dentro do possível”, declarou o prefeito.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: A. Frota - Dourados Agora