Menu
Busca terça, 25 de junho de 2024

Ciclomotores de Corumbá deverão ser registrados pelo Detran

26 janeiro 2012 - 17h34

Os proprietários de ciclomotores de Corumbá já podem procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) para fazer o registro do veículo, a partir desta quinta-feira (26).


O cadastro será possível graças ao convênio firmado entre o Detran e a Agência de Trânsito de Corumbá (Agetrat) para regulamentar o registro de veículos ciclomotores da cidade. O convênio foi publicado na página 28 do Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje (26).


Para registrar os ciclomotores, os donos terão de procurar o Detran munidos dos documentos: nota fiscal do veículo, documento de identificação e comprovante de residência.


Ciclomotores


Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna que a cilindrada não passe de cinquenta centímetros cúbicos e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora. A mobilete e a moto elétrica são os modelos mais comuns.


Nos casos da moto elétrica, os proprietários terão que verificar se o veículo possui pré-cadastro no Registro Nacional de Veículos (Renavam). "Algumas motos elétricas foram importadas como brinquedos e nesse caso não há como fazer o registro como veículo", explica a gerente da agência do Detran-MS de Corumbá, Marilin Rocha de Oliveira.


Além da exigência do registro do veículo, o condutor de ciclomotores deve ser habilitado na categoria "A" ou possuir uma a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que também é expedida pelo Detran. Para ambas, o condutor deverá ter mais de 18 anos, saber ler e escrever e possuir carteira de identidade. Outro requisito exigido é ser aprovado nos exames de aptidão física, mental, psicológica e avaliação escrita e prática do conteúdo do curso de formação de condutores.


Em caso de dúvidas, os usuários podem ligar para 154 ou no (67) 3368-0500.


Helton Verão/Com informações do DetranMS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lei: Semana de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita é instituída em MS
Semana começa com Funtrab oferecendo 4,4 mil vagas de emprego em todo o Mato Grosso do Sul
Em projeto para "60+" apoiado pelo Governo de MS,
Bombeiros combatem incêndios florestais perto da Estrada Parque e em Porto Murtinho