Após um mês do início do período de proibição da pesca em Mato Grosso do Sul, os resultados da fiscalização durante a “operação piracema” demonstram que a estratégia da Polícia Militar Ambiental (PMA) de destinar a fiscalização aos pontos críticos – cachoeiras e corredeiras –continua dando.
Até o momento foram apreendidos 307 kg de pescado, com 14 pessoas presas. Além disso, quatro pescadores que fugiram no momento da fiscalização foram identificados e também responderão pelo crime ambiental, escapando da prisão em flagrante.
Os resultados mostram um número grande de pessoas presas, com pouco pescado apreendido. Foram aplicadas multas que chegaram a R$ 19.100,00 contra os autuados.
A PMA espera que, com a fiscalização intensiva, haja sempre um grande número de pessoas presas no momento que iniciam a pescaria, ou seja, sem que tenham conseguido capturar grande quantidade de pescado.
A quantidade de materiais de pesca, barcos e motores de popa apreendidos está dentro do que se apreendeu em piracemas anteriores. Somente com relação ao número de redes de pesca apreendidas houve um aumento neste ano. Durante toda a operação piracema do último ano foram encontradas 155 redes, enquanto nesta já são 76, ou seja, mais da metade em apenas um mês.
As apreensões aconteceram principalmente nos lagos das Usinas Hidrelétricas do Rio Paraná.
Camila Bertagnolli/Com informações da PMA
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Divulgação PMA