Menu
Busca quinta, 13 de agosto de 2026
Meio ambiente

Piracema termina com 76 autuações e mais de 1 tonelada de pescado apreendido

1 março 2012 - 05h34 Por Markito

Durante a Piracema, período em que a pesca fica proibida para não prejudicar a reprodução dos peixes, a Polícia Militar Ambiental autuou 76 pessoas, sendo que 66 foram presas em flagrante, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (1º). O número de autuações aumentou, já que no ano passado foram 71 autuados.

O total de multas aplicadas resultou em R$ 113,5 mil. O valor é maior que o do ano passado que foi de R$ 101,5 mil. Foram apreendidos mais de uma tonelada de pescado, 1.089 kg neste ano contra 984 kg do ano passado. Com base na análise do número de apreensões dos últimos nove anos, há uma tendência de redução a cada piracema, com estabilização em média de uma tonelada.

O levantamento da Operação mostra que o número de pessoas presas cresceu nos últimos anos, com tendência a estabilidade, em média, de 70 presos, que, para a PMA, não é muito considerando o tamanho do Estado e a quantidade de rios piscosos.

Segundo a PMA, o balanço é positivo já teve um grande número de pessoas presas com pouco pescado apreendido. Quanto menor o número de peixes aprendidos menor foi o dano causado ao meio ambiente.

A quantidade de petrechos de pesca, barcos, motores de popa apreendidos está dentro do que se apreendeu em piracemas anteriores, embora menores do que da piracema passada.

A piracema começou no dia 4 de novembro e terminou no dia 29 de fevereiro. Nesses quatro meses, os policiais reforçaram a fiscalização nos pontos mais críticos como nas cachoeiras e corredeiras dos rios de Mato Grosso do Sul para evitar a prática de pesca predatória.

A PMA ressalta, mesmo com a pesca aberta, a idéia é manter a estratégia de fiscalização intensiva, para proteger os cardumes e prender pescadores infratores que utilizam petrechos proibidos, capturam peixes fora da medida ou pescam em lugares em que a pesca é proibida, independente do período de piracema.

Adriana Oliveira

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: