Menu
Busca quinta, 13 de agosto de 2026
Meio ambiente

Fazendeira é autuada em R$ 8 mil por corte de madeira

29 março 2012 - 06h02 Por Markito

Uma fazendeira foi autuada em R$ 8 mil por corte de aroeira nesta quarta-feira (28), na fazenda Chinoca, em Antônio João, a 402 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a Polícia Militar de Bela Vista, a proprietária fez a derrubada de árvores da espécie “aroeira”, que é protegida por lei, sem autorização ambiental e ainda dentro da Área de Preservação Permanente (APP), que também é área protegida por lei.

As árvores tinham sido derrubadas há cerca de seis meses, sendo que algumas foram retiradas das matas ciliares de um curso d’água existente na propriedade.

Além da multa, a fazendeira, também vai responder por crime ambiental e pode pegar pena de um a dois anos de reclusão pela extração ilegal da madeira. 

A portaria 83 de 1991 do Ibama proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Adriana Oliveira

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: