Segundo o Instituto do Homem Pantaneiro, duas onças-pintadas foram encontradas mortas no último mês no Pantanal Sul-mato-grossense. A ONG (Organização Não Governamental) de preservação e conservação do bioma, fica em Corumbá, a 444 km de Campo Grande.
Fotos divulgadas pela ONG mostram uma fêmea, de aproximadamente 3 anos, morta com dois tiros perto da cabeça.
Segundo informações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Porto Jofre se tornou uma região de “ceva”, prática utilizada para atrair os animais silvestres.
Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram como funciona. A onça é atraída por um peixe amarrado na ponta de uma linha. A isca é controlada por um piloteiro. Dos barcos, os turistas podem fazer fotos e vídeos do animal.
O chefe do Ibama de Corumbá, Gilberto Costa, explica que a “ceva” faz que o animal perca o hábito de caçar e vá em busca de “alimento fácil”. Por conta disso, começam a ocorrer os ataques ao gado, porcos, cachorros e até a própria população.
Atualmente, cerca de 300 animais da mesma espécie vivem em uma área de aproximadamente 400 mil hectares, entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS