Menu
Busca sexta, 29 de março de 2024

Estado reabre Parque das Nações Indígenas nesta quinta, com rigorosas regras de biossegurança

08 outubro 2020 - 09h45Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
As obras de revitalização do espaço foram concluídas, contudo o processo de enchimento do lago principal é lento, devido aos efeitos da prolongada estiagem, e deverá ser concluído em dez dias.

A reabertura do parque obedece aos protocolos de segurança, elaborado em parceria entre o Estado e o Sesi, conforme Portaria do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) publicada na edição desta quinta-feira no Diário Oficial do Estado. Assinada pelo diretor-presidente do órgão, André Borges Araújo, a portaria proíbe, por 30 dias, o uso de espaços coletivos, como banheiros, quadras de esporte, pista de skate, parques infantis, bebedouros e decks.“Nesse período de vigência da Portaria – explica André Borges -, vamos avaliar a dinâmica operacional e funcional do parque, em razão da pandemia, para que possamos readequar os procedimentos de segurança e liberar alguns equipamentos de uso coletivo”.

Monitoramento

O diretor-presidente do Imasul observou que estão liberadas as atividades físicas, na modalidade de caminhada, corrida e bicicleta, e passeios para observação de pássaros e animais, obedecendo o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, além do uso obrigatório de máscaras. Não serão permitidos, ainda, lanches coletivos ou outra atividade em grupo, bem como eventos, como celebração de aniversário e outros, e montagens de tendas.

Os protocolos de biossegurança foram elaborados com base em estudos realizados pelo Sesi, dentro das normas vigentes e considerando o suporte de uso restrito do parque, que, antes da interdição, recebia duas mil pessoas/dia, de segunda a sexta-feira, e cinco mil pessoas/dia, nos fins de semana. As obras finalizadas incluem placas de sinalização e haverá monitoramento durante visitação a cargo do Imasul, Fundesporte, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental.

Obras essenciais

A segunda etapa das intervenções no Parque das Nações Indígenas, coordenadas pela Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em andamento, é o processo de enchimento do reservatório (lago principal), que tem uma área de cinco hectares de espelho d’água. Inicialmente, a água das nascentes será absorvida pelo solo seco, até ser saturado e atingir o nível das comportas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mês das Mulheres: ALEMS fortalece legislação contra a desigualdade de gênero
Ordem do Dia: Reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados pela Prefeitura de Campo Grande
Fumacê reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros