Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024

Imasul realiza exames de ultrassom e raios-x em onça pintada; quadro do animal é estável

06 novembro 2020 - 11h22Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Sob os cuidados do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), no Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), a onça pintada resgatada no Pantanal com queimaduras nas patas foi submetida no final da manhã desta sexta-feira (6) a exames de ultrassom e raios-x no próprio CRAS.
A equipe de médicos veterinários que acompanha o tratamento do animal contou com o apoio de técnicos e profissionais da UFMS, para a realização do ultrassom e da Cavalaria da Polícia Militar, para os exames de raios x. Foram verificadas as condições dos pulmões e outros órgãos do felino, bem como alguma possível fratura. Os resultados dos exames devem ser apresentados na próxima semana.

“Fizemos a sedação no animal e realizamos todos os exames necessários em parceria com a UFMS e com a Cavalaria da PM. O estado de saúde dessa onça pintada, a priori, é estável. O animal já está se alimentando e apresenta ‘comportamentos de defesa’, o que já representa uma evolução no tratamento que estamos realizando nesse animal e nos dá uma boa expectativa de recuperação”, informou o veterinário do Imasul Lucas Cazati, responsável técnico do CRAS.

A onça pintada macho, de aproximadamente dois anos de idade, estava em companhia de outra onça macho numa região da Serra do Amolar, próximo ao rio Paraguai, aparentando severa debilidade e com dificuldades para andar devido aos ferimentos causados pelo incêndio que voltou a atingir aquela localidade. Socorridas por equipes que atuam no Pantanal, as onças foram sedadas, tiveram os ferimentos tratados e depois transportadas para Campo Grande em uma aeronave da Força Aérea Brasileira.

Os animais chegaram ao CRAS em 3 de novembro, foram medicados, examinados e colocados em recintos separados para se recuperarem dos ferimentos. Um animal, entretanto, não resistiu e morreu cerca de duas horas depois. O corpo está passando por exame de necropsia para determinar a causa da morte. Segundo adiantou ontem o veterinário Lucas Cazati, o maior problema nesses animais nem são as queimaduras, porém a grande quantidade de fumaça que inalam durante a tentativa de se livrar do incêndio.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira