Na noite desta quarta-feira (4), 1.005 canários peruanos foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas. A apreensão foi feita durante uma ação Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Água Clara. O responsável pelo transporte ilegal é Jonas de Andrade, 43, de Pedra Branca (CE).
O transporte era feito em um Fiat Palio, e segundo o autor teria pagado R$ 10 mil pelos animais que seriam levados de Campo Grande à Brasília.
Jonas afirmou ainda que não conhecia a pessoa que os vendeu os animais em Campo Grande e que os contatos comerciais foram feitos por telefone. Com o traficante havia mais três pessoas, mas ele assumiu toda a responsabilidade pelo tráfico.
Os pássaros já estão sendo encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) onde vão receber alimentação e tratamento. Posteriormente devem ser devolvidos à natureza.
O traficante foi autuado administrativamente e multado em mais de R$ 500 mil. Ele ainda responderá por crime ambiental e se condenado poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção.
Esta é a terceira grande apreensão de canários nos últimos 8 meses. Em fevereiro também foram apreendidos 1005 e em setembro do ano passado 1236.
A Polícia Civil de Água Clara cuidará da investigação para localizar os demais envolvidos no tráfico.
Karla Lyara