Menu
Busca segunda, 20 de janeiro de 2025

PMA captura ema em quintal de residência em Coxim

27 agosto 2014 - 15h34Por Mariana Anjos / Informações Edição de Notícias

Uma ema (Rhea americana) foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental), por volta das 14h15 dessa terça-feira (26), após invadir uma residência localizada na rua do Trabalhador Rural, no bairro Senhor Divino em Coxim.

A ave estava solta e entrou no quintal do imóvel da aposentada Valdete Oliveira de Souza, de 67 anos. Dois jovens que passavam pela rua, mantiveram o animal no terreno até a chegada da PMA.

Com ajuda de seis homens que passavam pelo local, o Sub Tenente PMA Brasilino e o Cabo PMA Adalberto montaram uma verdadeira força tarefa e capturaram o animal com uma rede. Conforme a PMA, como não estava machucada, a ema voltará ao seu habitat natural e será solta na Estrada do Pantanal.

Rhea americana

Também chamada nandu, nhandu, guaripé e xuri, é uma ave da família Rheidae cujo habitat se restringe à América do Sul. Apesar de possuir grandes asas, não voa.

Usa as asas para se equilibrar e mudar de direção na corrida. Tem a peculiaridade de serem os indivíduos masculinos os responsáveis pela incubação e o cuidado com os filhotes. É considerada a maior ave brasileira.

A ema é a maior e mais pesada ave do continente americano. Um macho adulto pode atingir 1,70 m de comprimento e pesar até 36 kg. A envergadura pode atingir 1,50 m de comprimento.

Apresentam plumagem do dorso marrom-acinzentada, com a parte inferior mais clara. O macho distingue-se por ter a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso negros. Difere do avestruz por não apresentarem cauda e pigóstilo. Possuem pernas fortes e pés providos de três dedos.

A ema é onívora se alimenta de frutas, sementes, folhas de grandes árvores, lagartos, moscas perto de carne em decomposição, cobras, moluscos, peixes entre outros.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALEMS inicia trabalhos de 2025 com posse da Mesa Diretora dia 3 de fevereiro
Campanha temporária de vacinação contra dengue
Detran alerta que não envia SMS ou e-mail com informações de suspensão da CNH à condutores
No Hospital Regional de MS, toxina botulínica passa a ser utilizada no tratamento de doenças neuroló