Uma ema (Rhea americana) foi capturada pela PMA (Polícia Militar Ambiental), por volta das 14h15 dessa terça-feira (26), após invadir uma residência localizada na rua do Trabalhador Rural, no bairro Senhor Divino em Coxim.
A ave estava solta e entrou no quintal do imóvel da aposentada Valdete Oliveira de Souza, de 67 anos. Dois jovens que passavam pela rua, mantiveram o animal no terreno até a chegada da PMA.
Com ajuda de seis homens que passavam pelo local, o Sub Tenente PMA Brasilino e o Cabo PMA Adalberto montaram uma verdadeira força tarefa e capturaram o animal com uma rede. Conforme a PMA, como não estava machucada, a ema voltará ao seu habitat natural e será solta na Estrada do Pantanal.
Rhea americana
Também chamada nandu, nhandu, guaripé e xuri, é uma ave da família Rheidae cujo habitat se restringe à América do Sul. Apesar de possuir grandes asas, não voa.
Usa as asas para se equilibrar e mudar de direção na corrida. Tem a peculiaridade de serem os indivíduos masculinos os responsáveis pela incubação e o cuidado com os filhotes. É considerada a maior ave brasileira.
A ema é a maior e mais pesada ave do continente americano. Um macho adulto pode atingir 1,70 m de comprimento e pesar até 36 kg. A envergadura pode atingir 1,50 m de comprimento.
Apresentam plumagem do dorso marrom-acinzentada, com a parte inferior mais clara. O macho distingue-se por ter a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso negros. Difere do avestruz por não apresentarem cauda e pigóstilo. Possuem pernas fortes e pés providos de três dedos.
A ema é onívora se alimenta de frutas, sementes, folhas de grandes árvores, lagartos, moscas perto de carne em decomposição, cobras, moluscos, peixes entre outros.