Menu
Busca domingo, 23 de agosto de 2026
Polícia

Três são presos no Paraguai por ataque contra indígenas em MS

22 novembro 2011 - 08h03 Por Markito

O site paraguaio Pedro Juan Digital divulgou que Gildo Villaalta, de 34 anos, foi preso suspeito de ter participado do ataque contra a comunidade indígena Guaviry, em Amambai (MS), na manhã de sexta-feira (18).

A voz de prisão foi dada por policiais Policiais da Seção de Investigação Criminal de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Gildo foi preso às 19h de domingo (20) em uma barreira montada pela policia. Ele estava em um veículo Veículo Gol acompanhado de Nery Mareco Giménez, de 24 anos.

Nery também foi encaminhado, junto de Gildo, para a Seção de Investigação Criminal da Polícia Amambai.

Caso

O ataque de homens armados contra a comunidade indígena Guaviry, ocorreu na manhã sexta-feira (18), na zona rural de Amambai, fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O cacique Nísio Gomes, 59 anos, teria sido executado com tiros na cabeça.

Equipe da Polícia Federal, acompanhada de representante do MPF e da Fundação Nacional do Índio (Funai), confirmou o desaparecimento do cacique, que, segundo testemunhas, teria sido levado pelos pistoleiros.

Os índios dizem que há outros desaparecidos, entre eles uma mulher e uma criança, mas isso não foi confirmado, pois a comunidade se dispersou na mata. Dos cerca de 60 integrantes da comunidade, somente dez foram contatados pelos investigadores.

A perícia policial confirmou presença de sangue humano no local onde o cacique teria levado os tiros, segundo os índios. Também comprovou-se que o corpo foi arrastado.

Um dos filhos do cacique teria levado tiros de balas de borracha, do mesmo tipo encontrado em ataque recente ocorrido contra um acampamento indígena em Iguatemi, em 23 de agosto.

Ana Maria Assis/ Com informações do site Pedro Juan Digital e MPF

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: