Um carregamento de 361,5 quilos de cocaína e cloridrato de cocaína (substância considerada a forma mais pura da droga) e dois fuzis AK-47, de fabricação russa, foram apreendidos pela Polícia Federal de Corumbá na noite da sexta-feira (11). A droga e as armas estavam escondidas em fundos falsos instalados dentro do tanque de combustíveis de um caminhão, com placas da cidade paulista de São Bernardo do Campo.
O delegado chefe da Polícia Federal local, Alexandre do Nascimento, informou ao Diário Corumbaense que a carreta estava num estacionamento de caminhões, na área urbana da cidade. “Foi um trabalho de informações e devido à experiência dos policiais foi feita a apreensão”, destacou o delegado afirmando que um vazamento de óleo diesel do tanque da carreta chamou atenção dos agentes. O veículo foi levado para o quartel do Corpo de Bombeiros e com o auxílio de pessoal e equipamentos da corporação, foi possível localizar as armas e o entorpecente.
A Polícia Federal já apurava a denúncia de que pode haver uma quadrilha atuando na cidade. “Há quase um mês houve uma apreensão feita pelo DOF com características semelhantes”, observou o delegado chefe. No dia 24 de junho, uma equipe do Departamento de Operações de Fronteira apreendeu 262 quilos de pasta base de cocaína escondida no compartimento falso do tanque de combustível de uma carreta, com placas de Porto Ferreira (SP).
O caminhão, informou o delegado Alexandre do Nascimento, fazia o transporte de pneus para reciclagem em Campo Grande. “O motorista não estava no local e está foragido, mas já foi identificado”, disse o responsável pelas informações. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso - inclusive a empresa dona da carreta - e agentes federais estão em diligências pela cidade para prender o motorista e os responsáveis pela carga. “Foi a maior apreensão de drogas feita este ano pela Polícia Federal em Corumbá”, ressaltou o delegado da PF.
O poder de fogo dos fuzis apreendidos foi destacado pelo delegado chefe da PF corumbaense. “O fuzis AK-47 atingem com precisão uma pessoa a 100 metros de distância e o alcance do tiro é de até 1000 metros, e até essa distância ele alcança o alvo. É arma de uso restrito, mas muito utilizada por assaltantes de banco e de carro forte. Esse armamento tem alto poder destrutivo, se você colocar seis pessoas em fila, um tiro só acerta os seis”, observou.
Os mais de 360 quilos de cocaína e cloridrato tem valor milionário tanto no mercado brasileiro quanto no internacional. “Em São Paulo pode estar avaliada em R$ 5 milhões a R$ 7 milhões. Saindo do Brasil, toda a carga ficaria numa faixa de 10 milhões de euros, cerca de 30 milhões de reais”, finalizou o delegado.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense