Rivemat
Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021

Em evento híbrido, governo forma 254 novos sargentos da Polícia Militar

Para fortalecer a ascensão na carreira profissional, o Governo do Estado realiza nesta segunda-feira (16), a partir das 8h, a formatura de 254 novos sargentos da Polícia Militar.

19 abril 2021 - 07h09Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

A solenidade vai ocorrer no auditório da Governadoria, em um evento híbrido, tendo a participação presencial apenas de autoridades e alguns homenageados, já os demais alunos vão acompanhar a cerimônia por meio virtual.

Os novos sargentos passaram por um curso de formação de 1.020 horas/aula, de janeiro a abril, promovido pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), na modalidade semipresencial. Com esta promoção na carreira, os policiais estarão aptos para realizar novas funções dentro da corporação, como o comando de viaturas, escrivão de sindicâncias e inquéritos policiais militares, além de outras atividades inerentes à função.

A realização do curso de formação era requisito indispensável para ascensão na carreira de cabos que faziam parte da Polícia Militar. Na formação eles receberam conhecimento profissional para exercerem as funções próprias de sargento da PM. Os formandos vieram de diferentes cidades do Estado, como Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Três Lagoas e Ponta Porã.

Além das autoridades e militares, a solenidade terá a presença dos três primeiros colocados no curso de formação, o orador da turma e de Maria de Lourdes de Oliveira, esposa do subtenente José Valdo Assiole de Oliveira, que faleceu no ano passado, em decorrência da Covid-19. A turma inclusive leva o nome do subtenente, em homenagem a sua carreira na Polícia Militar.

O evento no formato “híbrido” irá dispor de um intérprete de Libras e vai seguir todas as medidas de biossegurança contra a covid-19, sendo transmitido pelo Facebook do Governo do Estado.

Investimentos

Além das promoções nas carreiras, o Governo do Estado continua com os investimentos efetivos na segurança pública do Estado, com a compra de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção e melhorias nas instalações, para dar melhores condições de trabalho para estes profissionais.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) desde 2015, cerca de 5.285 policiais militares já passaram por cursos de formação no Estado, com especialização e aperfeiçoamento das atividades.

Para 2021 estão previstos mais um curso de habilitação de oficiais com 62 vagas, outro curso para sargentos dispondo de 220 vagas, além de mais três para formação de cabos (270 vagas). Também estão programadas mais de 1.092 promoções neste ano.

Prioridade

Os profissionais da segurança pública, que são essenciais na fiscalização das medidas restritivas durante a pandemia, também entraram no grupo de prioridade para vacinação contra Covid-19 e a imunização deste público começou no dia 3 de abril.

Nesta primeira etapa entraram os policiais e agentes que com 41 anos ou mais que estão na ativa. Entre eles o efetivo da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Medidas Socioeducativas – que são os servidores que atuam nas Unidades Educacionais de Internação (UNEI), Coordenadoria-Geral de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), da sede da Sejusp e os agentes de trânsito do Detran, desde que lotados em Campo Grande.

A expectativa da Sejusp é que seja imunizado mais de 50% do efetivo total da Capital, o que representa mais de 3,1 mil policiais e agentes. Em todo o Estado serão vacinados mais de 12 mil integrantes das forças estaduais de segurança, mais de 6 mil deles somente em Campo Grande.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Consórcio Brasil Central autoriza assinatura de contrato para importação da vacina Sputnik V
Novo lote de Coronavac vai acelerar imunização com segunda dose
Levantamento da Agraer abriu caminho para entrega de 1,1 mil títulos em assentamentos no MS
Nova fábrica vai alavancar economia de Ribas do Rio Pardo, avaliam moradores e comerciantes