Policiais Militares Ambientais de Miranda (MS) realizavam fiscalização ontem à noite em uma estrada vicinal, na região conhecida como “Sete Placas”, no município e apreenderam uma carga de aroeira ilegal.
A madeira dessa espécie protegida por lei era transportada em um veículo Chevrolet D 40, sem Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal. Foram apreendidos o veículo, 100 lascas (estacas) e seis firmes de aroeira.
O proprietário da madeira afirmou que levaria o material para a região do “Copo Sujo”. O infrator, de 47 anos, residente em Miranda foi multado em R$ 702,00. Ele também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Miranda, juntamente com o material apreendido e responderá por crime ambiental. Poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão, se condenado.
A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Aberta consulta pública para o novo contrato de concessão da MSGás

Com mais de 50 mil doses recebidas,

Inteligência emocional e protagonismo
