Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024

Policiais penais se capacitam em Operações Especiais Prisionais em São Paulo

30 outubro 2020 - 12h12Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Os policiais penais, da área de Segurança e Custódia, Evaldo Zschornack e Welinton de Andrade Jara estão sendo capacitados e representando Mato Grosso do Sul no curso.

Além disso, as servidoras Dilma Colman (base do Cope em Dourados) e Marilene Souza (base do Cope em Naviraí), que já concluíram o curso ano passado, estão oferecendo suporte durante as aulas e o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap/MS) contribuiu com o apoio logístico.

Realizada entre os dias 21 a 31 de outubro, na cidade de Avaré (SP), a capacitação envolve aulas de abordagens, imobilizações e algemações; atendimento de ocorrências envolvendo explosivos (conceitos); escolta de presos, a pé, em ambientes de risco; gerenciamento de crises e negociação de reféns localizados; intervenção tática prisional; operador de tecnologia não letal (nível básico); patrulhamento tático em áreas de risco; sobrevivência administrativa; socorro ao agente ferido (APH Tático); além de exercícios de vivacidade.

Este ano, o curso contou com 112 profissionais da segurança pública de 16 diferentes Estados do país, sendo 73 policiais penais e 39 de outras forças policiais e guardas civis metropolitanos.

Para os participantes, a interação com outras realidades prisionais gera uma gama de conhecimentos de procedimentos e técnicas. "Como policial penal tenho sempre que me aperfeiçoar para estar preparado em diversas situações. É de suma importância no ambiente prisional saber como proceder para preservar a segurança pessoal e da equipe e, em situações de confronto, estar capacitado para coordenar as circunstâncias e obter sucesso”, ressaltou o servidor Welinton.

Com 126 horas no sistema de imersão, o curso conta com instrutores qualificados e com ampla experiência em táticas prisionais e operacionais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; dentre eles, Getúlio Álvaro Bonifácio, Johnny Mascarenhas, Marco Antônio Dib, Robson José Pereira Ribeiro (Terror) e Vinícius Carvalho da Silva.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira