Mato Grosso do Sul participa no dia 30 de junho de uma Conferência Regional para discutir com a sociedade as causas e consequências do consumo abusivo do álcool. O debate é realizado pela Comissão Especial de Bebidas Alcoólicas da Câmara de Deputados e será na Assembleia Legislativa de MS, no Parque dos Poderes.
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB), presidente da Comissão Especial, explica que a conferência está sendo realizada em diversos estados do país. “Consideramos essa iniciativa de grande relevância para o Brasil. Não podemos nos furtar desse desafio, até pela constatação de que o alcoolismo acomete 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores cidades do país”, destaca.
Segundo o parlamentar, o álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos das mortes violentas. “Mesmo sem ser dependente do álcool, uma pessoa que utiliza o álcool sem moderação pode ter complicações tão ou mais sérias que os alcoólatras”, acrescenta Geraldo.
Pesquisa
Uma pesquisa divulgada em maio deste ano pelo Ministério da Saúde aponta aumento no consumo excessivo de bebidas alcoólicas, especialmente entre mulheres. Segundo a pesquisa a parcela da população feminina que admite abusar no álcool passou de 8,2%, em 2006, para 10,6%, em 2010.
Entre os homens, a proporção passou de 25,5% para 26,8%. Na análise geral, o levantamento ponta que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas passou de 16,2% para 18% da população.
Karla Lyara
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
98e69d390bbbacee202e830a7b29be77conheca os riscos e danos causados pelo consumo excessivo de alcool