Menu
Busca sexta, 07 de agosto de 2026
Política

Tendência mundial, projeto sobre energia solar pode se tornar lei em agosto no Estado

26 julho 2013 - 14h00 Por Ana Paula Duarte/ Com informações Portal ALMS

A Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Aproveitamento da Energia Solar, projeto de lei de autoria do deputado estadual Laerte Tetila (PT), é uma das matérias em destaque para serem votadas no segundo semestre na Assembleia Legislativa. A proposta foi aprovada em primeira votação no início de julho e deverá ser votado novamente em agosto para se tornar lei.

Conforme o projeto, o governo do Estado seria responsável por estimular a implantação e o desenvolvimento de projetos e sistemas com utilização energia solar, apoiar atividades agropecuárias que utilizem a energia solar térmica e a energia solar voltaica enquanto fonte alternativa de energia, incentivar parcerias entre os órgãos municipais, estaduais e federais, com o objetivo de dotar tecnologicamente os empreendimentos que aumentem a produtividade e a eficiência tecnológica dentro dos parâmetros de sustentabilidade ambiental e economia financeira.

A energia elétrica solar é produzida a partir de painéis fotoelétricos. Essa energia pode ser armazenada em baterias estacionárias, para uso em períodos durante os quais a energia convencional não está disponível. O excedente da produção pode ser exportado para a rede elétrica, resultando em redução do consumo e dos valores da conta de energia elétrica.

A proposta do deputado prevê que os órgãos públicos também deverão utilizar a energia solar para o consumo de eletricidade. “Isso permite a redução de gastos com a utilização de energia elétrica convencional não só em grandes empreendimentos, mas para órgãos públicos, hospitais, atividades rurais e residências, beneficiando os consumidores, a população e o meio ambiente, por se tratar de uma energia limpa”, descreve o parlamentar.

Tetila descreve que a tecnologia fotovoltaica é uma tendência mundial que aos poucos ganha espaço no Brasil. “Os estádios da Copa do Mundo de 2014 serão iluminados por energia solar transformada em energia fotovoltaica. Isso é feito na Europa há anos e, por isso, acreditamos na segunda aprovação desse importante projeto para que isso se torne Lei e Mato Grosso do Sul não fique com atraso em relação ao Rio de Janeiro, Piauí, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais que já aprovaram projetos semelhantes”, conclui o deputado estadual Laerte Tetila.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: