Menu
Busca quarta, 05 de agosto de 2026
Política

Tereza Cristina ajuda acabar com a obrigatoriedade de Seguro Rural

2 junho 2016 - 12h07 Por Assessoria

Em uma decisão histórica, o Congresso Nacional, nesta semana, derrubou veto da Presidente afastada Dilma Roussef a uma emenda do Senador Waldemir Moka (PMDB/MS), à Medida Provisória 682/2005, que proibia a prática de venda casada na contratação de Seguro Rural.

Com o acesso às linhas de financiamento agrícola, os produtores deviam ficar atentos à venda casada no momento da contratação do crédito rural, o que configurava crime. O alerta surgiu dos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), durante várias audiências públicas na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Para a deputada Tereza Cristina (PSB/MS) “a venda casada” acontecia quando o banco condicionava o crédito agrícola à aquisição de outros produtos financeiros, como títulos de capitalização e seguros de automóvel e de vida. Esse tipo de venda encarecia o crédito rural”, ressaltou. A venda casada é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Na prática, conforme as duas emendas incluídas à Medida Provisória 682/2015, o agente financeiro fica obrigado a oferecer pelo menos, duas apólices diferentes para que o produtor rural tenha condições de fazer a escolha, estabelecendo uma negociação. “Qualquer vinculação da contratação de seguro como requisito para liberação dos recursos de custeio deve ser informada aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e Ouvidoria do agente bancário, além de entidades de classe, como Aprosoja, para que haja denúncia aos órgãos competentes.

A medida provisória 682/2015 foi aprovada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e convertida no Projeto de Lei de Conversão (PLV) 19/2015.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: