Menu
Busca sexta, 19 de abril de 2024

Com mobilização de deputados, Fórum de Coronel Sapucaia continuará funcionando

01 julho 2019 - 13h34Por ALMS

Com garantia de reforço da segurança em Coronel Sapucaia, o fórum desse município não encerrará suas atividades, como estava prestes a ocorrer. A decisão resultou de reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (1º) na Governadoria, entre o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), Paulo Corrêa (PSDB), outros deputados, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), Paschoal Carmello Leandro, secretários de Estado e o prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold (MDB), acompanhado de vereadores. 

Inaugurado em 17 de janeiro deste ano, o Fórum de Coronel Sapucaia, município na fronteira com o Paraguai e com cerca de 15 mil habitantes, seria desativado pelo TJMS por motivo de insegurança. No entanto, conforme tratado na reunião de hoje, as atividades na comarca continuarão funcionando normalmente. Isso será possível, porque haverá reforço do policiamento com efetivo estadual e provável auxílio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A intensificação da segurança em Coronel Sacupaia e a decorrente continuidade das atividades no fórum integram processo de mobilização e articulação de grupo de deputados estaduais – na reunião desta tarde, estavam presentes, além do presidente Paulo Corrêa, os parlamentares Londres Machado (PSD), Pedro Kemp (PT), Coronel David (PSL), Eduardo Rocha (MDB) e Gerson Claro (PP).

Em reunião, realizada no dia 16 de maio, no TJMS, os parlamentares – na ocasião também estava presente o deputado Barbosinha (DEM) – solicitaram ao desembargador Paschoal Carmello tempo para discutirem o assunto com Reinaldo Azambuja. “Nós, então, construímos, politicamente, essa agenda com o governador e, hoje, selamos a vontade da população de Coronel Sapucaia, de manter aberto o fórum da cidade”, resumiu Paulo Corrêa a principal decisão da reunião.

O desembargador Paschoal Carmello fez ligeiro retrospecto da situação. “Havia iniciado o processo de desativação da Comarca de Coronel Sapucaia por razão de insegurança. Mas, inicialmente, recebemos uma comissão dos vereadores e prefeito do município. Depois, tivemos uma reunião com o presidente Paulo Corrêa e outros deputados, que pediram para que aguardássemos um diálogo com o governador e autoridades de Brasília. O governador se sensibilizou muito com esse pleito e hoje estamos concretizando isso, que é a melhoria da segurança na Comarca de Coronel Sapucaia”, relatou o presidente do TJMS. No fim da reunião, ele havia enfatizado a relevância do trabalho conjunto dos poderes. “É muito importante que os três poderes permaneçam unidos em prol da coletividade”.

O deputado Coronel David também falou da articulação dos poderes. “É extremamente importante a parceria que a Assembleia Legislativa estabeleceu com o governador do Estado e com o Tribunal de Justiça”, disse. E completou: “Saímos daqui com a boa notícia do reforço da segurança pelo Governo do Estado e do deslocamento da tropa da Força Nacional. Assim o fórum permanece funcionando”. 

O prefeito do município, Rudi Paetzold, comemorou o resultado. “Foi um esforço muito grande do presidente Paulo Corrêa e dos demais deputados. Agradeço a eles, como também ao governador Reinaldo Azambuja e ao presidente do Tribunal de Justiça, Paschoal . Vamos continuar com o fórum, que foi uma grande conquista para a população de Coronel Sapucaia. Conquistamos esse fórum há menos de seis meses”, disse.

Além da continuidade das atividade do fórum, outros assuntos, relativos a Coronel Sapucaia, foram discutidos no encontro. “Tratamos também sobre o recapeamento da cidade, uma obra interessantíssima”, informou o deputado Paulo Corrêa, em referência à reforma da rodovia MS-239, entre Coronel Sapucaia e Amambai. Além disso, foi conversado na reunião – que contou com a participação, ainda, do secretário estadual de Saúde, Geraldo Rezende – sobre a possibilidade de reforma do hospital de Coronel Sapucaia.

Também participaram do encontro, além do governador, dos deputados, do presidente do TJMS, do secretário Geraldo Rezende e do prefeito Rudi, os secretários Sérgio de Paula (Gestão Política) e Aldacir Cardinal (Infraestrutura), os vereadores de Coronel Sapucaia Niágra Kraievski, Claudia Maciel, Maria Eloir Flores, Célia Cristina e Patrick Erdhatam, entre outras autoridades. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
Fundtur capacita profissionais da região Nordeste do Brasil sobre destinos turísticos de MS
Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Dia dos Povos Indígenas: Fernando é o 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indíg