Estudos comprovam que os faróis acesos durante o dia aumentam em 60% a visibilidade, fazendo com que os veículos possam ser vistos a três quilômetros de distância. Hoje, de acordo com o artigo 40 do Código de Trânsito Brasileiro a obrigatoriedade de utilizar a luz baixa durante o dia é válida para veículos de transporte coletivo regular de passageiros, motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Em Mato Grosso do Sul está em tramitação na Assembleia Legislativa, projeto de lei que obriga o uso do farol baixo mesmo durante o dia em rodovias para todos os veículos automotores.
Segundo o deputado Jersom Domingos (PMDB), autor do projeto, os veículos têm cores e formatos que, de certa forma, os camuflam nas rodovias, dificultando a visibilidade a uma distância segura para uma direção defensiva, mesmo em condições de boa iluminação. “Os faróis acesos melhoram a visualização à distância e, consequentemente, dão maior segurança ao condutor nas ultrapassagens”, justifica.
De acordo com assessoria, o projeto foi apenas apresentado na Casa. O próximo passo é passar pela aprovação das Comissões e assim ir para votação em plenário.
Karla Lyara