Menu
Busca quinta, 27 de agosto de 2026
Rural

Indígenas invadem fazenda em Mato Grosso do Sul

16 maio 2013 - 02h45 Por Mariana Anjos / Fonte: Agência Brasil

Um grupo de índios terenas invadiu na madrugada dessa quarta-feira (15) a Fazenda Buriti, no município de Sidrolândia (MS). A proprietária, seu filho e um segurança estão sendo mantidos reféns no local, de acordo com Rogério Menezes, representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Ainda segundo Menezes, o grupo está a cerca de 400 metros da sede, onde se encontram os moradores do local, que estariam impossibilitados de sair. A fazenda pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha, que está em Brasília.

A Polícia Federal (PF) foi acionada e, nas primeiras horas da manhã, saiu da capital do estado, Campo Grande, para a Fazenda Buriti. Conforme a assessoria da PF, as equipes estão indo para, a princípio, “verificar a real situação daquela área em conflito”, inclusive a situação das pessoas presas no local. A PF informou ainda que uma ação de retirada do grupo não está prevista em um primeiro momento, mas uma negociação não está descartada.

“O clima é tenso. A gente chegou e vieram em cima da gente. Gostaríamos de ver a família e eles não nos permitiram, não nos deixaram entrar”, diz Menezes, que foi ao local para ver como estariam a proprietária, Jucimara Bacha, e os demais ocupantes da casa. Segundo a Famasul, cerca de 200 indígenas estão no local e a intenção dos Terenas é ampliar a Aldeia Buriti de 2.090 hectares para 17 mil hectares .

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: