Menu
Busca quinta, 27 de agosto de 2026
Rural

Iagro começa vacinação contra aftosa em área de conflito indígena

26 junho 2013 - 03h11 Por Lucas Junot - com informações do Notícias MS

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) começa amanhã (27) a vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino da região dos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. A ação foi definida na noite de ontem (24), na aldeia Buriti em Sidrolândia e teve a presença do procurador da República em Mato Grosso do Sul, Emerson Kalif, da diretora-presidente da Iagro, Maria Cristina Carrijo, de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), das aldeias e da Força Nacional.

De acordo com a diretora-presidente da Iagro, a vacinação começará logo pela manhã do dia 27, nas aldeias Córrego do Meio e Lagoinha, de Sidrolândia. “Cada equipe da Agência será acompanhada por dois policiais da Força Nacional”, frisou. No dia 28, a vacinação acontece em Dois Irmãos do Buriti, começando pelas aldeias Recanto e Barreirinha.

Não há estimativas de quantas cabeças serão vacinadas e nem do prazo para o término de toda a vacinação. “Só teremos a confirmação de números durante as ações, pois o processo de imunização depende muito de fatores externos”, explicou Maria Cristina.

Ainda segundo a titular da Iagro, a intenção é vacinar o gado remanescente dos produtores e dos índios, ou seja, 100% do rebanho. “Pois o nosso dever é assegurar a sanidade de Mato Grosso do Sul e queremos fazer isso o mais rápido possível”, finalizou.

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: