Agricultores de Mato Grosso do Sul colheram até sexta-feira passada (25), 391,920 mil hectares, dos 2,840 milhões de hectares cultivados com soja na safra 2018/2019, o que representa 13,50% do total. Os dados são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Famasul e Aprosoja/MS.
Segundo o SIGA, a colheita está maia avançada na região central do estado, onde a média é de 18,6%. Rio Brilhante é o município que está com o trabalho mais acelerado, com mais de 20% das áreas cultivadas já colhidas.
No sul do estado, as máquinas avançam em ritmo menor e a média é de 13,8%. Já no norte a média é de 9,9% e em alguns municípios como Pedro Gomes e Camapuã, nem chegou aos 5%.
No início da safra de soja 2018/2019, a expectativa era de uma produção de 10,053 milhões de toneladas, com uma área de 2,840 milhões de hectares e produtividade esperada de 59 sacas por hectare.
Com o impacto dos veranicos – fenômeno com estiagem prolongada e altas temperaturas, houve uma redução de 11% no potencial esperado de produtividade que deve cair para 52,5 sacas por hectare, refletindo no volume total que deverá ser colhido, que deve encolher para 8,947 milhões de toneladas.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS