Menu
Busca domingo, 26 de maio de 2024

Agropecuária mantém ritmo e cresce 2,48%

25 julho 2014 - 00h00Por Mariana Rodrigues/Informações Dourados Agora

 O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 2,48% no acumulado do ano até abril, quando a variação positiva foi de 1,12% na comparação com igual período de 2013.

O bom desempenho reflete o crescimento esperado de 3,93% na produção em 2014, apesar de os preços de alguns produtos terem recuado nos primeiros meses do ano.

É o que mostra estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP), para o PIB em 2014.

Um dos destaques no período foi o algodão. A melhora dos preços em função do aquecimento da demanda interna e externa justifica o aumento de 35,29% do faturamento da cotonicultura no acumulado do ano.

Apesar do cenário positivo para 2014, o faturamento recuou em abril em função do posicionamento das indústrias têxteis que não adquiriram lotes para entrega imediata.

Por outro lado, o desempenho de alguns produtos foi negativo no ano. Batata (16,60%), cebola (30,05%), fumo (4,32%), milho (11,14%) e tomate (24,76%) foram as culturas que apresentaram retração do faturamento esperado para 2014.

No caso da cana-de-açúcar, a retração foi de 6,26% em função da queda de 8,06% na comparação entre os quadrimestres.

Ainda há, no entanto, expectativa de crescimento devido à expansão da área cultivada nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, onde se concentra o maior número de novas usinas.

Puxados pelo desempenho positivo tanto em termos de preços quanto em volume, os faturamentos da pecuária de corte, de leite e da produção de ovos acumularam altas expressivas no período de 15,64%, 19,56% e 12,34%, respectivamente.

Na pecuária de corte e na avicultura de postura, as taxas apresentadas refletiram, em especial, a elevação das cotações no primeiro quadrimestre do ano: 14,36% e 9,70%, variações superiores às registradas no mesmo período do ano passado. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)