Iniciou nessa segunda-feira (18), o prazo para que seja efetuada a DITR (Declaração do Imposto Territorial Rural). A CNM (Confederação Nacional de Municípios) alerta os governos municipais conveniados com a Receita Federal do Brasil em relação ao ITR que façam a divulgação deste prazo juntamente com o VTN/ha (Valor da Terra Nua por hectare), informado a Receita para o exercício de 2014.
A obrigação dos contribuintes do Imposto Territorial Rural atende a Instrução Normativa 1.483/2014 da RFB. O prazo para as declarações termina no dia 30 de setembro.
A CNM explica que o ITR é um imposto declaratório. Assim, o contribuinte tem liberdade de declarar o valor que compreender como correto. Contudo, os gestores municipais devem alertar o contribuinte, pois quando ele for notificado, deverá apresentar documentação fidedigna referente as informações prestadas.
Lei de Improbidade
A CNM, preocupada com o bom desempenho dos gestores municipais a frente dos municípios, enfatiza que a DITR é responsabilidade exclusiva do contribuinte ou de representante legal.
Em relação as informações relativas ao preenchimento e entrega da DITR, é exclusivamente de responsabilidade da RFB, independente do fato gerado do ITR estar localizado em território de Município conveniado.
Portanto, a disponibilização de funcionário ou servidor municipal, além de equipamento para prestar a referida declaração, pode ser caracterizada como ato de improbidade administrativa prevista no inciso 13, do artigo 10.º da Lei 8429/1992.
Esta situação poderá ser apontada pelos órgãos de fiscalização - o Controle Interno do Município, a Câmara de Vereadores e Tribunal de Contas dos Estados, e acarretar em sérios transtornos para os gestores públicos que praticarem ou permitirem essa ação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo de Mato Grosso do Sul entrega veículos para reforçar segurança nas aldeias Bororó e Te'ykue

Preços da couve e do tomate 'despencam' na Ceasa-MS, mas frio encarece abobrinha

Caravana da Castração encerra primeira etapa
