Menu
Busca domingo, 28 de abril de 2024

Inovação e tecnologia transformam realidade de produtores familiares da Gameleira

10 março 2020 - 09h56Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Quem visitou a Gameleira há um ano e retorna hoje não reconhece mais o lugar.

Esta é a avaliação dos próprios produtores rurais da Associação de Pequenos Produtores e Amigos da Gameleira, em Campo Grande, que viram sua realidade mudar e, agora, conseguem mais do que a subsistência, transformando-se em verdadeiros empreendedores rurais.

Formado por 65 famílias, o grupo foi beneficiado com a entrega de máquinas, implementos e equipamentos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) no final de 2018 e, de lá para cá, o desempenho na produção aumentou consideravelmente, além de um expressivo resultado na recuperação das pastagens e a implantação da inseminação artificial, sem contar a própria motivação entre os membros da Associação.Este é o caso do produtor familiar, Janderson Candido, que contabiliza a ampliação e a diversificação da produção em sua área de um pouco mais de 10 hectares.

“Antes, eu tinha que pagar até R$ 250 na diária de um tratorista. Agora, o custo é apenas com o combustível”. Além da redução de custos, o proprietário fez uma capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) de operação e manutenção de tratores, para garantir tanto o bom uso do maquinário, como a conservação, garantindo uma maior vida útil dos equipamentos.

A ação do Governo de Mato Grosso do Sul abrange três pontos de equilíbrio para o bom desenvolvimento: gestão, inovação e sustentabilidade. Não se trata apenas da entrega da Patrulha Mecanizada, mas sim da manutenção e do cuidado com os equipamentos, para garantir a durabilidade; assim como o gerenciamento em relação ao uso por parte dos produtores.

 
What do you want to do ?
New mail

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura antecipa pagamento de abril e servidor passará Dia do Trabalhador com salário na conta
Em parceria com 15 empresas, Emprega CG "Mês do Trabalhador" será realizado no dia 2 de maio
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
MS Ativo: Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS