Menu
Busca domingo, 28 de abril de 2024

Mapa publica Zoneamento Agrícola de Risco Climático para o cultivo do feijão em Mato Grosso do Sul

01 maio 2020 - 13h36Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicada no Diário Oficial da União no último dia 22 de abril, traz o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o cultivo do feijão em Mato Grosso do Sul.

Presente atualmente em seis municípios do Estado, o plantio do grão é acompanhado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O estudo realizado conjuntamente com a Embrapa e que tem como objetivo minimizar perdas nas lavouras causadas por eventos climáticos adversos, indica a melhor época de plantio por município, tipo de solo e ciclos das cultivares.

A observância desses indicativos é obrigatória para todos os agricultores que conduzem seus empreendimentos ao amparo das políticas públicas Federal.

Conforme dados do IBGE, em Mato Grosso do Sul o feijão – cultivado principalmente nos municípios de Bonito, Sidrolândia, Caarapó, Maracaju, Juti e Nova Andradina – ocupou em 2019 pouco mais de 22 mil hectares de área plantada, onde foram colhidos no total 24 mil toneladas. Para a safra 2020 a projeção é de que a área plantada chegue a 24 mil ha (produtividade média de 1.108 kg/ha).

Em média, no Brasil são cultivados pouco mais de 3 milhões de hectares e produzidas 2,9 milhões de toneladas anualmente.

Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogerio Beretta, por ser extremamente sensível a geada o feijão se mostra uma alternativa interessante para quem trabalha com áreas irrigadas, e uma opção principalmente para 3ª safra.

“Como o feijão é uma cultura de alto risco, o Zoneamento se faz fundamental para auxiliar que o produtor tenha menos perdas”, completou. Clique aqui e confira a Portaria 35 ou baixe o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, para celular, disponível gratuitamente nas principais lojas de aplicativos.

 
What do you want to do ?
New mail

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura antecipa pagamento de abril e servidor passará Dia do Trabalhador com salário na conta
Em parceria com 15 empresas, Emprega CG "Mês do Trabalhador" será realizado no dia 2 de maio
Novas regras: IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
MS Ativo: Governo do Estado formaliza convênios para levar infraestrutura aos municípios de MS