Para qualificar e modernizar a cadeia produtiva de uva e vinho da agricultura familiar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai levar assistência técnica e extensão rural (ater) para 3,6 mil agricultores familiares da Região Sul.
Edital publicado no Diário Oficial da União selecionará as entidades que prestarão os serviços para o desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar na cadeia da vitivinicultura do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A ação visa auxiliar o planejamento, a execução e a avaliação das atividades individuais e coletivas de produção. Os R$ 12,9 milhões previstos no edital vão atender agricultores e agricultoras, que receberão apoio para qualificar a gestão da produção.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Müller, já havia anunciado a medida na semana passada, em visita a municípios da serra gaúcha.
“A transformação do setor, a melhoria de qualidade, a inovação e a modernização precisam começar na produção”, afirmou.
Segundo o ministro, as propriedades precisam receber acompanhamento técnico de qualidade. “Para que se faça um excelente suco ou um bom vinho, para que o consumidor fique satisfeito com o produto, é necessário movimentar toda a cadeia produtiva, qualificando os investimentos de recurso com assistência técnica”.
O secretário substituto da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, destacou que o auxílio técnico contribuirá para uma melhor organização da cadeia produtiva, facilitando a interação entre agricultores, cooperativas, indústria e demais atores do mercado.
De acordo com o diretor executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Hélio Luiz Marchioro, os recursos vão suprir a necessidade de assistência técnica dos agricultores familiares da região, permitindo a ampliação dos negócios.
Do total de produtores de uva da região, 27% estão ligados a alguma cooperativa e produzem 23% do volume de uva.
Prazos
As entidades interessadas devem enviar propostas no prazo de 30 dias a partir da publicação da chamada. Os serviços de ater serão prestados ao longo de três anos.
Parceria federal
O edital faz parte de um conjunto de iniciativas implementadas por meio de uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Desenvovimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o intuito de qualificar a produção de vinho nos estados da região Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Obras do Governo de MS

Em Três Lagoas, Caravana da Castração inicia segunda etapa com formação técnica para municípios

Trabalho de busca ativa em Mato Grosso do Sul inclui mais de 4 mil pessoas no programa Mais Social
