Menu
Busca sábado, 07 de dezembro de 2024

Nova Andradina aumenta capacidade de armazenagem de grãos

06 setembro 2014 - 20h53Por Mariana Rodrigues/Informações Nova News

 O Plano Safra foi anunciado em julho deste ano pelo Governo Federal e prevê a armazenagem de grãos como um dos principais destaques da proposta. De olho na capacidade de crescimento do setor na região do Vale do Ivinhema, cooperativas de Nova Andradina têm desde o ano passado intensificado investimentos e hoje colhem os frutos das aplicações realizadas no município. 

Há 15 anos em Nova Andradina, a Coopergrãos é um exemplo. A cooperativa concluiu recentemente a implantação de mais um silo para ampliar a capacidade. O trabalho foi iniciado em outubro de 2013. "Recebemos hoje cerca de 800 mil sacas e esperamos chegar perto de um milhão só de milho safrinha e, de soja, talvez até mais", ressaltou o presidente da Coopergrãos, Heriberto Mariscal. 

Sinais positivos 

À convite da diretoria, o prefeito Roberto Hashioka visitou as instalações da unidade e ressaltou os investimentos realizados pela cooperativa no município. "A Coopergrãos tem apresentado um grande crescimento no decorrer dos anos e as recentes aplicações financeiras da diretoria demonstram o espaço conquistado neste mercado visando atender, de maneira efetiva, à demanda crescente da produção", analisou o gestor. 

Se o déficit de armazenagem são as razões elencadas para as perdas qualitativas e quantitativas na produção de grãos – de 20 a 30% entre colheita e exportação no Brasil –, a realidade em Nova Andradina dá indícios positivos de que é possível melhorar este quadro. "Nosso município possui uma posição privilegiada e se consolida cada vez mais como uma das portas de entrada do desenvolvimento da região Centro-Oeste", disse.

Atrativos 

Neste contexto, Mariscal pontuou a expectativa da diretoria em expandir a cooperativa para ampliar ainda mais a capacidade de atendimento. "Essa posição geográfica credencia o município a receber estes investimentos. É uma posição estratégica que se soma ao trabalho da nossa diretoria, atuação do Poder Público entre outros fatores que contribuem positivamente", comentou. 

As potencialidades de Nova Andradina também têm atraído investidores de outros estados, a exemplo da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, do Paraná, que deve aplicar no município mais de R$ 30 milhões na construção de um centro operacional de recebimento e armazenamento de grãos. Os trabalhos foram iniciados em abril deste ano. 

"Todos conhecemos as potencialidades de Nova Andradina e estes investimentos vão ao encontro de nossas ações em prol do desenvolvimento do Vale do Ivinhema e, consequentemente, de Mato Grosso do Sul. Desta forma, esperamos que o Plano Safra, prevendo a destinação de R$ 25 bilhões para a construção de armazéns privados nos próximos cinco anos, venha para alavancar grandemente este setor", disse Hashioka.

Crescimento aliado à educação superior

A expansão deste segmento resultou na criação do curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos, pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Nova Andradina. A doutora em produção vegetal, Rienni Paula Queiroz, foi a responsável pela elaboração do projeto que pautou estudos sobre o crescimento da área de grãos no município. 

O levantamento demonstra pesquisa feita por instituições como Coopergrãos, IBGE e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e aponta como a região do Vale do Ivinhema encontra-se em expansão na área agrícola, influenciada pela valorização da terra e dos grãos no mercado internacional e à grande procura por terras por parte dos produtores da região sul do Estado.

"De acordo com os dados das entidades, pode-se dizer estatisticamente que o crescimento da produtividade agrícola na região perdurará por um longo ciclo econômico de crescimento, confirmando a vocação granífera da economia agrícola regional", detalhou a professora do IFMS em trecho do projeto pedagógico que culminou com a implantação do curso. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Governo de MS segue planejamento contra incêndios com novos equipamentos e capacitação no Imasul
Com projeto robusto, Rota da Celulose tem expectativa
HRMS oferece curso online para aprimorar atendimento a mães e recém-nascidos
Casa do Artesão realiza campanha natalina para valorizar o artesanato sul-mato-grossense