Menu
Busca sexta, 14 de agosto de 2026
Saúde

CRM-MS debate urgência e emergência da saúde

3 agosto 2011 - 14h03 Por Markito

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), com apoio da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizará o I Fórum Médico de Urgência e Emergência no Estado. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, na sede do Conselho, em Campo Grande. O Fórum é uma iniciativa do CFM e tem como objetivo debater a atuação das entidades médicas no enfrentamento dos problemas relacionados às áreas de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a conselheira do CRM-MS, Rosana Leite Melo, o Fórum irá diagnosticar e apontar soluções para os atendimentos de urgência e emergência no Estado. “Enquanto Conselho Regional de Medicina temos a responsabilidade de levantar esse debate, buscar soluções, já que atualmente esses setores tornaram-se o desaguadouro da falência do SUS”, explica.

O Fórum contará com a presença dos diretores dos principais hospitais do Estado e representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. De acordo com a conselheira, os diretores e representantes deverão expor a atual situação dos hospitais e explicar quais medidas podem ser tomadas para solucionar os problemas.

Nos dois dias de evento serão discutidos temas como: o limite para a vaga zero; O financiamento da saúde e a crise na Urgência e Emergência; A Realidade atual das grandes unidades de urgência e emergência do Estado; As dificuldades no atendimento Pré-hospitalar de Urgência; A atualização do atendimento do SAMU; A importância do 1º atendimento do paciente grave em relação ao prognóstico na Unidade de Terapia Intensiva; De quem é a responsabilidade do paciente crítico internado na sala de emergência por falta de vagas em UTI; A superlotação dos Prontos-Socorros em Campo Grande; e a Situação atual do ensino de Urgência e Emergência na graduação dos cursos de medicina em MS.

Mais informações podem ser obtidas pelo: (67) 3320-7700 

Ceyd Moreles/Com informações CRM-MS

Leia Também

Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS
Projeto de IA do Detran-MS
Detran-MS alerta sobre golpe:
Detran-MS alerta sobre golpe: