Cerca de e 30% da população sofre, pelo menos uma vez ao ano, de intoxicação alimentar e boa parte das ocorrências é resultado do consumo de alimentos fora do prazo de validade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para diminuir a incidência dos casos, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) entregou, nessa quinta-feira (14), para a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), requerimento com objetivo de promover a campanha “De Olho na Validade” no Estado. A ação já é desenvolvida em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe e Maranhão.
“Precisamos alertar a sociedade sobre a necessidade de verificar a validade dos produtos. Por lei, o prazo é estampado nas embalagens mas falta o hábito de conferir antes de comprar. Essa parceria é fundamental porque trata de um direito ao consumidor e de um ato de prevenção à saúde”, diz o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. Para o superintendente do Procon, Alexandre Monteiro Rezende, além da prevenção à saúde, a campanha irá trabalhar a consciência de que os consumidores devem ser fiscalizadores de seus direitos. “Essa é uma importante ferramenta porque irá conscientizar quanto a importância de maior atenção no momento da compra”, diz. O superintendente sinalizou que a Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (AMA) deve participar da campanha.
O requerimento partiu da iniciativa da Comissão de Direito à Saúde (CDSA) e Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. “É imprescindível ter cuidado com a data do produto, pois se estiver vencido, pode causar danos à saúde. É comprovado que alimentos fora do prazo de validade são muito mais suscetíveis a proliferação de microorganismos e que o tempo de vencimento influencia na carga microbiana dos produtos”, explica a presidente da CDSA, Flávia Cristina Robert Proença.
Leia Também
Detran de Mato Grosso do Sul passa a oferecer opção de CNH exclusivamente digital
Equipamentos e 522 viaturas:
Projeto de IA do Detran-MS