Menu
Busca sábado, 22 de junho de 2024

Saúde orienta sobre prevenção contra a dengue

23 janeiro 2012 - 00h36

Chuva, sol, férias e imóveis fechados pode ser a combinação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Preocupada com isso a Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta a população, em especial as famílias que sairão de viagem, a tomar medidas eficazes para evitar o acúmulo de água em recipientes abertos, criadouro em potencial para o pernilongo transmissor da doença.

“Janeiro é um mês de grande umidade. Chove e vem o sol forte, e tudo isso é ideal para o mosquito da dengue, daí a importância das pessoas não descuidarem de suas residências, evitando o acúmulo de água em recipientes abertos”, explica a diretora de Gerência de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Lewandowski.

Pratinhos de vasos de plantas, pneus, garrafas, caixas d’ águas destampadas e piscinas são alguns dos inúmeros locais que podem se tornar “berçário” para o pernilongo. A orientação dada pela SES às famílias antes de viajar é que façam uma revisão nas casas e quintais, eliminando qualquer tipo de ambiente que possa contribuir com a doença. As piscinas, por exemplo, devem ser tampadas com algum tipo de cobertura que evite o acúmulo de água.

“Uma alternativa interessante para as famílias é entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município onde mora antes de viajar, solicitando uma vistoria na residência”, informa a diretora de Gerência de Vigilância em Saúde.
Em Campo Grande, os interessados na visita domiciliar devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) pelo telefone (67) 3314 3000. Vale lembrar que as vistorias nos imóveis podem ser feitas desde que agendada com antecedência.



Ana Maria Assis/Fonte: Notícias.MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Centro de Convivência nos Jogos Escolares de MS promove novas amizades entre estudantes-atletas
Apoiada pela Msgás, Maratona de Campo Grande tem 3 mil atletas confirmados
Reeducandos de MS produzem bolas oficiais para campeonatos e atletas com deficiência visual
Para fomentar a economia, Sidagro atua em conjunto com o Consórcio Central no fortalecimento do SIM