Menu
Busca sexta, 24 de maio de 2024

Avistar Brasil: MS participa do maior evento de observação de aves da América Latina

15 maio 2024 - 14h45Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O 17º Encontro Brasileiro de Observação de Aves destaca a integração entre conservação ambiental e diversidade cultural, celebrando meio século de avanços e descobertas.

Mato Grosso do Sul estará presente no Avistar Brasil, evento de observação de aves que acontece de 17 a 20 de maio. A feira reúne expositores de todo o Brasil e da América Latina para promover e apresentar destinos, pousadas, operadoras e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves e à natureza.

Com uma agenda repleta de ciência, arte e atividades de conservação, o encontro destaca a observação de aves como uma prática madura e essencial para o entendimento e preservação da biodiversidade.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, a participação do Mato Grosso do Sul será crucial para posicionar destinos consolidados como a Serra da Bodoque, Pantanal e também novos destinos.

“É muito satisfatório participar mais um ano da Avistar. Começamos a trabalhar com o birdwatching há cerca de 7 anos como um nicho e hoje é grande segmento do Estado. A estratégia da Fundtur vem crescendo cada vez mais, assim como nosso posicionamento nacional e internacional. Hoje podemos nos considerar um dos principais mercados do turismo nacional de observação de aves e estamos estrando fortemente no mercado internacional. Este ano vamos levar novidades, produção associada ao birdwatching, artesanato, lançamento de novos produtos, debates importantes com nosso trade que é altamente especializado, então nossa expectativa é de fazer uma bela feira Avistar este ano de novo”, exalta Wendling.

O Avistar Brasil é a maior feira do turismo de observação de aves da América Latina, com mais de 9 mil participantes e reúne expositores de todo o Brasil e da América Latina para promover e apresentar seus destinos de aviturismo.

Durante o evento, será lançada a Rota de Aviturismo nas Unidades de Conservação da Mata Atlântica de Mato Grosso do Sul, conectando unidades de conservação estaduais, municipais e privadas para o turismo de observação de aves.

Além disso, juntamente com a Fundação de Turismo de Ládario, MS levará peças de artesanato confeccionados pelas artesãs daquele município numa proposta de alinhamento da Economia Criativa com Aviturismo em MS, contando com a participação de três artesãs que comercializarão seus produtos.

Os parceiros do trade do Aviturismo do Estado contarão com estande como ponto de apoio para divulgar, realizar ativações e receber futuros clientes, dentre outras ações para o fortalecimento deste segmento.

Agenda MS

O Mato Grosso do Sul será um dos patrocinadores do evento e contará com a participação ativa do trade turístico sul-mato-grossense em várias atividades, incluindo:

  • Dias 17 a 19 de maio

Fórum Nacional de Turismo de Vida Silvestre

  • Dia 18 de maio

11h: Oportunidades do Turismo de Observação de Vida Silvestre - Edson Moroni

13h30min: Cases no Turismo de Observação de Aves - Bruno Wendling

Destinos Silvestres

11h: Pantanal & Serra da Bodoquena - MS - Vitinho e Daiane

14h: Observação na capital do Ecoturismo - Bonito MS - Lucas Yanai

15h: Uma jornada do Pantanal aos Andes - Gabriel Freitas

16h40: Destinos de Observação de Aves no Mato Grosso do Sul - Edson Moroni e Geancarlo Merighi

17h20min: Aviturismo em UCs da Mata Atlântica do MS - José Lucas

  • Dia 19 de maio

15h30min: Economia Criativa e Observação de Aves em Ladário/MS - Alexandre R. Ohara

Além disso, haverá apresentações de pôsteres: Formação de Condutores em Aviturismo No Mato Grosso Do Sul (Simone Mamede, Maristela Benites); Passarela do Bioparque Pantanal: A Observação de Aves Livres no Aquário da Capital do Turismo de Observação de Aves (Simone Mamede, Maristela Benites, Lucas Ribas Casanova, Noêmia Bittencourt, Joana D’arc dos Santos); e Vem Passarinhar MS: transformando pessoas e territórios (Simone Mamede, Maristela Benites).

Observação de Aves em MS

Mato Grosso do Sul é um estado privilegiado por sua natureza, com quatro biomas em sua área: Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e o Chaco. Essa diversidade resulta em uma grande variedade de fauna e flora, tornando-o um destino único para observadores de aves e fotógrafos de natureza. Com mais de 670 espécies, quase 35% de toda a avifauna brasileira, o estado oferece uma experiência inesquecível para os amantes da observação de aves.

Para maiores informação do evento, acesse www.avistar2024.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Seis proposições são aprovadas pelos deputados estaduais
Saiba quais são os bairros que estão na rota do fumacê nesta quinta
Prefeitura entrega sede própria para Grupamento Especializado de Motopatrulhamento de Campo Grande
Café com os conselheiros regionais do centro acontece neste sábado (25)