Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024

Balanço: ALEMS apresenta atividades legislativas do 1º semestre

Os dados sobre as ações legislativas podem ser acessados no site da ALEMS

13 julho 2022 - 12h01Por ALEMS

A primeira parte da Sessão Legislativa de 2022 do Parlamento estadual movimentou um total de 6.483 proposições entre projetos, vetos, moções, requerimentos, indicações, ofícios e emendas. O compilado do trabalho parlamentar de fevereiro a julho deste ano foi apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Paulo Corrêa (PSDB), durante sessão realizada nesta quarta-feira (13).

De 1 de fevereiro a 13 de julho, foram realizadas 72 sessões e publicadas 106 edições do Diário Oficial do Legislativo. Os parlamentares apresentaram 231 projetos, dos quais 65 foram aprovados, 106 estão em tramitação e 59 foram rejeitados ou retirados. Neste mesmo período, houve três vetos, 1.341 indicações, 794 moções, 140 requerimentos, 79 emendas e 4.126 ofícios. Todos os números e ações podem ser acessados na íntegra neste link.

Ao apresentar os dados, o presidente Paulo Corrêa destacou a reabertura da Assembleia Legislativa ao público externo após dois anos de restrições devido às medidas de biossegurança contra a pandemia da Covid-19. Além disso, o deputado enfatizou a continuidade dos trabalhos legislativos. “Esse é um período que a gente pode comemorar a retomada da Assembleia, temos feito online e presencial todas as sessões, e voltamos a conviver, o Plenário está funcionando. Podemos dizer que foi um primeiro semestre muito produtivo”, afirmou.

Presidente da ALEMS falou sobre atividades do 1º semestre

 

Além dos números, o balanço oficial das atividades da ALEMS mostra as ações do Legislativo em benefício de todo o Mato Grosso do Sul. Entre elas a realização do 1º Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”. A Rota Bioceânica ligará Campo Grande a Antofagasta, no Chile - um eixo rodoviário que possibilitará melhor alternativa na exportação ao mercado asiático, desenvolvimento regional, maior competitividade dos produtos de MS e do Brasil, entre outros benefícios. Para saber mais sobre a Rota Bioceânica, clique aqui.

“O fórum foi maravilhoso, nós reunimos aqui da Assembleia Legislativa autoridades dos quatro países - Brasil, Paraguai, Argentina e Chile - fizemos as discussões, inclusive de tarifas alfandegárias, que é algo que temos que definir dentro do Mercosul”, explicou Corrêa.

Após apresentar os dados, o presidente da ALEMS também agradeceu pelo trabalho realizado. “Quero agradecer a todos os senhores deputados, a todos os setores e colaboradores de modo geral. A todos os gabinetes, assessores e à Mesa Diretora faço um agradecimento especial ao deputado Zé Teixeira, que tem feito um trabalho hercúleo na 1ª secretaria, e ao deputado Herculano Borges, 2º secretário, nosso fiel escudeiro que está todas as sessões aqui”, disse Corrêa.

O parlamentar explicou que as atividades legislativas serão retomadas no dia 2 de agosto, após o recesso parlamentar, e que haverá votação entre os deputados para decidir se as sessões continuarão semipresenciais ou passarão a 100% presenciais, como era antes da pandemia. “Estamos fazendo o melhor possível e dentro do melhor possível podemos dizer que todos os colaboradores da Assembleia Legislativa estão trabalhando a pleno”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira