Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024

Campanha vai integrar apicultores, agricultores e aviação em boas práticas para alimentos seguros

A campanha Agro Cooperação uma consciência, inúmeros benefícios, quer integrar apicultores, agricultores e a aviação agrícola em boas práticas agrícolas.

22 setembro 2021 - 06h15Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O intuito é fomentar o compromisso com a produção de alimentos seguros, abrangendo ainda o cuidado com a saúde humana e promovendo uma produção ambientalmente sustentável. Confira o conteúdo da live em www.facebook.com/semagroms.

A campanha é uma iniciativa da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), além de entidades parceiras de cada setor.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck afirma que que este é um primeiro passo para haver ganhos na produção agropecuária e preservação ambiental no futuro. “A campanha contribui para o fortalecimento do agronegócio em bases sustentáveis para que a gente possa usar todos os mecanismos de forma integrada, gerando conscientização e educação sanitária e reduzindo conflitos”.

Diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, destaca que o Estado se destaca pela união de todos os setores envolvidos a fim de um único objetivo e o caráter orientador e conscientizador da Iagro é importante para controle eficiente da sanidade agropecuária e sustentabilidade.

“A conscientização define os limites e deveres de cada setor, o que aumenta a segurança no campo, mitigando os riscos para a população e o meio ambiente. Um passo importante da campanha é o cadastro dos apicultores junto a Iagro e manejos necessários, para que a produção e a aplicação de defensivos possa ser mapeada por meio de um aplicativo no futuro”, destacou o presidente.

Parceiros

Daniel Espanholeto, do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal) e coordenador do Colmeia Viva, destacou que o importante da campanha é integrar as cadeias produtivas. “O Sindiveg apoia o uso correto dos defensivos para uma produção sustentável”.

Presidente Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), Thiago Magalhães Silva, destaca a importância de alertar para a atuação da apicultura, agricultura e pulverização aérea. “Todos somos do agro e precisamos viver de forma pacífica e organizada, sem prejudicar nenhuma cadeia”.

Antônio Luiz Neto, coordenador regional Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) e presidente da AEAMS (Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS), representa dois elos importantes da cadeia, sendo fornecedores de insumos e profissionais. “Esta é uma possibilidade de estabelecer e fortalecer a comunicação entre todos os elos da cadeia.

Campanha

A campanha Agro Cooperação - uma consciência, inúmeros benefícios surge no escopo das parcerias da Iagro e entidades do setor produtivo privado, firmadas desde o ano passado. Todas com foco em incentivar o diálogo, com ações de interesse mútuo abrangendo ações de defesa sanitária para agricultura, apicultura, aviação agrícola e rede de distribuição de insumos agrícolas. A campanha educativa conta com a parceria do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e apoio da Associação Estadual de Engenheiros Agrônomos do MS (AEAMS). A iniciativa envolve ainda a Câmara Setorial Consultiva da Apicultura do MS (CSEAP) da Semagro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2º etapa da Copa Acrissul começa nesta sexta com apoio da Prefeitura
Estudo de Impacto de Vizinhança
Lei: Instituído o Dia do Biólogo no Estado de MS
Aliado à baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul registra altas temperaturas nesta quarta-feira