Menu
Busca sábado, 02 de março de 2024

Com necessidade constante de reabastecimento, Hemosul é parada obrigatória neste Carnaval

Fração de esperança para quem recebe, doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas.

09 fevereiro 2024 - 09h26Por PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE MS

Com a folia à vista, os dias de folga representam a oportunidade perfeita para pular Carnaval no bloquinho do Hemosul, materializando cidadania e amor ao próximo em 450ml de sangue por doador.

A necessidade constante de reabastecimento torna as doações indispensáveis durante todo o ano, do Dia Nacional do Doador de Sangue ao Carnaval. Somando mais de 300 mil doadores de sangue ativos em Mato Grosso do Sul, a doação é indispensável para suprir qualquer escassez de estoque, seja para tratamentos ou em caso de eventuais acidentes durante a folia.

De acordo com a Coordenadora da Rede Hemosul Marina Torres, a duração do concentrado de massa sanguínea é de 42 dias, enquanto as plaquetas duram apenas cinco dias. São fatores como esses que exigem a ação regular de doadores.

“A doação é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias e em casos de acidentes de trânsito onde há necessidade de transfusões de sangue urgentes”.

Além dos motivos que frequentemente demandam o uso de bolsas de sangue, Marina Torres ainda destaca sua necessidade durante os períodos de grande transmissão de Dengue. “Estamos no período sazonal da dengue e no caso da dengue grave, chamada de dengue hemorrágica, requer uma grande quantidade de transfusões de plaquetas”.

Seja um doador

Entre os critérios para doação de sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg e estar bem alimentado e descansado. Para os candidatos menores de idade, é necessário autorização e acompanhamento dos responsáveis legais. Além disso, é indispensável a apresentação de documento oficial com foto e boas condições de saúde.

Aquele que deseja pular Carnaval de maneira solidária, basta acessar os horários e endereços de atendimento no site ou nas redes sociais do Hemosul. O endereço eletrônico ainda conta com todos os critérios para a doação de sangue, incluindo aqueles que tornam o candidato inapto.

No caso de doadores já cadastrados e efetivos, homens podem realizar a doação até 4 vezes ao ano, em um intervalo de 3 meses entre coletas. Já no caso das mulheres, até 3 doações podem ser realizadas no período de 12 meses, com um intervalo de 4 meses.

Bloquinho do Hemosul

No feriado, as unidades do Hemosul irão funcionar com horários especiais para suprir a demanda dos foliões pelo estado todo. No sábado (10), apenas o Hemosul Dourados funcionará das 7h às 12h. Na segunda-feira (12), o Hemosul Coordenador abre das 7h às 17h. No mesmo dia, o Hemosul Coxim funcionará das 7h às 12h e das 13h às 17h, já o de Três Lagoas abre das 7h às 12h.

Na quarta-feira (14), o Hemosul Coordenador e de Corumbá retornam normalmente a partir das 13h, seguindo até às 17h. Na quinta-feira (15), o Hemosul da Santa Casa, HRMS, Três Lagoas e Ponta Porã voltam a funcionar das 7h às 12h. O município de Paranaíba abre no mesmo horário, porém fecha às 11h.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Palestras ajudam usuários da rede de Assistência Social
No Pantanal de Corumbá, Ponte do Passo do Lontra terá iluminação em LED solar
Para abastecer rede de Dourados, Hemosul convoca doadores de sangue neste fim de semana
Procon na Rua atende consumidores sábado no Portal Caiobá, em Campo Grande