Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024

Decreto normatiza e moderniza uniformes da Polícia Militar

Decreto publicado nesta terça-feira (4) no Diário Oficial e assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, estabelece normas e diretrizes para a regulamentação dos uniformes.

04 maio 2021 - 11h17Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

O objetivo é adaptar o fardamento da PM à realidade atual, uma vez que os uniformes da corporação foram regulamentados datam de junho de 1981, praticamente 40 anos atrás, quando ainda não existiam unidades como os Batalhões de Choque e de Operações Especiais (Bope), Grupamento Aéreo, Esquadrão de Policiamento Montado, entre outros, que possuem vestimenta diferenciada.

Conforme o coronel Luis Fernando Lopes de Carvalho, assistente do Subcomandante-Geral da PM, que integrou a equipe que elaborou as normas, outro motivo que justifica a revogação do antigo decreto que 40 anos atrás tornou público o manual que previa uniformes, acessórios e insígnias que compõem o fardamento da PM, é a evolução tecnológica da indústria de calçados, tecidos e confecções. “A evolução possibilita hoje padrões de resistência melhores, além de aparato térmico nos tecidos, que permitem maior conforto aos policiais”, explica.

Pelo decreto publicado nesta terça-feira, os fardamentos da PM são privativos e representam o símbolo da autoridade policial militar e visam a imediata identificação e distinção dos policiais militares, contribuir para a ostensividade do policiamento realizado pela Polícia Militar, bem como representar o símbolo da autoridade da qual estão investidos.

O parágrafo único do artigo 1º do Decreto n. º 15.660, diz que “o uso correto dos uniformes, insígnias, distintivos e dos emblemas garante a adequada apresentação individual e coletiva do efetivo da Polícia Militar, contribuindo para o fortalecimento da disciplina, do bom conceito e da segurança ostentada pela instituição perante a sociedade”.

A publicação traz ainda regras específicas, a proibição de uso de fardas da PM por civis e atribui ao Comandante-Geral e aos comandantes de unidades, a fiscalização de estabelecimentos de ensino, corporações, empresas ou organizações de qualquer natureza que usem uniformes de modo a não permitir que estes possam ser confundidos com os uniformes da Polícia Militar.

“O decreto que entrou em vigor hoje é a primeira fase, legislativa e jurídica, que institui o regulamento do uniforme e, nos próximos dias, será publicado pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o manual com descrição de cada um dos uniformes da PM”, garante o coronel Luis Fernando.

O decreto que estabelece normas e diretrizes para a regulamentação dos uniformes da Polícia Militar está publicado a partir da página 3 do DOE de hoje e pode ser acessado clicando aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mês das Mulheres: ALEMS fortalece legislação contra a desigualdade de gênero
Ordem do Dia: Reconhecimento à produção artística feminina segue à sanção
Candidatos aprovados em concurso da saúde são convocados pela Prefeitura de Campo Grande
Fumacê reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti em cinco bairros